ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

ALTICE FORUM BRAGA
Elsa Moura

Regional 20.02.2021 22H21

Vacinação contra a covid arranca terça-feira no Altice FORUM Braga

Escrito por Elsa Moura
ARS-Norte e Task Force validaram espaço escolhido pelo ACES de Braga que terá capacidade para vacinar mil pessoas por dia.

A ARS-Norte e o grupo de trabalho da vacinação contra a covid-19 validaram o espaço sugerido pela Câmara Municipal de Braga. Há três semanas que o processo se iniciou no edifício sede do ACES de Braga, mas a estrutura não garantia todas as condições necessárias para o acolhimento das pessoas chamadas nesta primeira fase da vacinação que chegam sobretudo acompanhadas por familiares. Por essa razção, o Agrupamento de Centros de Saúde sugeriu à autarquia de Braga disponibilizar já na primeira fase um espaço que reunisse as condições necessárias. O processo decorrerá no piso superior e não na grande nave.


A vacinação passa do ACES de Braga para o Altice FORUM na terça-feira, dia 23 de Fevereiro. Ou seja, no dia anterior, segunda-feira, quem tiver agendada a sua vacinação ainda deverá dirigir-se ao centro de saúde do Largo Paulo Orósio.


A estrutura - Altice -  está pronta há quase uma semana e terá capacidade para administrar mil vacinas por dia, assim que elas cheguem. A validação do espaço foi comunicada esta sexta-feira.


Questionado sobre as motivações que levaram a autarquia a optar pelo piso superior e não pela grande nave, Ricardo Rio, autarca local, explicou que a InvestBraga estima reativar a grande nave para as suas iniciativas logo que seja autorizada e que o piso superior tem “áreas absolutamente amplas”. Por essa razão, argumenta, não faz sentido ocupar a grande nova, mesmo na última fase do processo de vacinação destinada à população em geral.


Assumido defensor da descentralização do processo de vacinação contra a covid-19, Ricardo Rio sugere que no processo de generalização do acesso à vacina “terão de ser criadas outras soluções de proximidade como os centros de saúde, postos de vacinação em diferentes freguesias e através da rede de farmácias”.


Estima-se que em Braga estejam vacinadas nesta altura cerca de duas mil pessoas (de um grupo de perto de 19 mil sinalizadas para esta primeira fase no concelho), sem contabilizar profissionais de saúde, grupos de bombeiros sapadores e voluntários, assim como profissionais e residentes em lares de idosos.



LOCAL DE ENTRADA PARA VACINAÇÃO NO ALTICE FORUM BRAGA A PARTIR DE DIA 23 DE FEVEREIRO

A entrada de utentes no Altice Fórum Braga para o Centro de Vacinação Covid -19 a partir do dia 23 de Fevereiro será pela  Rua Monsenhor Airosa - Braga, ou seja, pelas traseiras do edifício onde se encontra o parque de estacionamento do Altice FORUM Braga.

Deixa-nos uma mensagem