ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Regional 06.12.2021 17H35

Vacinação em Guimarães gera críticas; Câmara tenta resolver problemas "a mil à hora"

Escrito por Tiago Barquinha
São invocados constragimentos ao nível do estacionamento, da mobilidade ou do conforto.
As declarações de Ricardo Araújo, vereador da coligação Juntos por Guimarães, e de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Saúde.

false / 0:00

A coligação Juntos por Guimarães alerta para a “falta de condições” que existe no novo centro de vacinação. Uma semana depois da alteração do local, do Multiusos para o Seminário do Verbo Divino, o assunto foi abordado esta segunda-feira na reunião de câmara.


Dificuldades ao nível do estacionamento, da mobilidade e da acessibilidade ao espaço, ausência de conforto no interior do edifício e potência energética e rede para equipamentos informáticos insuficientes são as críticas apontadas. Segundo Ricardo Araújo, os problemas afetam tanto os utentes, como os recursos humanos alocados ao serviço.


Para o vereador da força política de direita (PSD/CDS), “não se consegue compreender que a mudança de local não tenha sido devidamente preparada”, considerando que é um sinal da “incapacidade da câmara em antecipar problemas”.


Em resposta, a vice-presidente da Câmara Municipal garante que os problemas já foram sinalizados pela autarquia, que está “a mil à hora a tentar resolver todas as situações”. “Há máquinas no terreno para melhorar as condições de estacionamento e de acesso [ao centro de vacinação]. Já melhorámos o quadro elétrico, já colocamos cadeiras e sinalização”, adianta.


Noutra vertente, Adelina Paula Pinto esclarece que existe um acordo com o Agrupamento de Centros de Saúde para duplicar para dez o número de enfermeiras no local diariamente, de modo a diminuir as filas de espera.



Pavilhão da Fundação INATEL em equação


A responsável pela pasta da Saúde confessa que o Seminário do Verbo Divino “não é o espaço ideal”, recordando que a primeira solução passava pelo pavilhão da Fundação INATEL, mas não foi aprovada pela Unidade de Saúde Pública de Guimarães.


Ainda assim, com o expectável aumento do volume de vacinação, a autarquia abre a hipótese desse espaço vir a ser utilizado de forma complementar. Aí, a prioridade seria os cidadãos com mais de 65 anos e com mobilidade reduzida.


O acordo entre a Câmara Municipal e o seminário é válido para os próximos seis meses. Neste momento, o centro de vacinação tem capacidade para mil inoculações por dia.

Deixa-nos uma mensagem