Academia 08.09.2024 14H29
Vagas nas Pousadas de Juventude só para alunos bolseiros
Estudantes alojados nessas unidades do Estado foram alertados, a poucos dias do arranque das aulas, que têm de sair. Vagas só para quem tem bolsa.
O protocolo de renovação da colaboração entre o Governo, a Movijovem e o INATEL que permite ceder 673 camas das pousadas de juventude e 36 camas da rede do INATEL para alojar estudantes do Ensino Superior deixa de fora centenas de alunos que ocuparam essas vagas no ano letivo passado, avança o JN. A poucos dias do arranque das aulas, os jovens foram informados, na passada quinta-feira e sexta-feira, que terão de sair, já que os quartos vão ter novos ocupantes, destinando-se só a alunos bolseiros.
Este ano, o número de pousadas da juventude que vão disponibilizar quartos a estudantes do Ensino Superior até aumentou. Subiu de 19 para 22, segundo o site da Movijovem. O programa visa “mitigar a escassez de opções habitacionais para estudantes em diversas regiões do país”, como Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa, Oeiras, Porto, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila do Conde.
O ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre este assunto.