ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 24.08.2022 10H13

Vai nascer um novo berçário e creche em Braga 

Escrito por Vanessa Batista
Equipamento vai dar resposta às necessidades dos trabalhadores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho a partir de 2023.
Declarações à RUM do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio.

false / 0:00

Braga vai ganhar um novo berçário e creche. A informação foi avançada em comunicado pelo Hospital de Braga que anuncia que o equipamento começará a ser construído ainda este ano.


A abertura do “Clube dos Pequenos”, como foi apelidado, está prevista para setembro de 2023 e irá apoiar colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho.


A infraestrutura irá nascer na Rua Caixas de Água, em Gualtar, e será gerida pelo Centro Social do Vale do Homem. Os terrenos foram cedidos pela Câmara Municipal de Braga. O projeto foi já aprovado e inscrito no PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.


De acordo com o comunicado, este berçário e creche irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, dando resposta a crianças até aos 3 anos.


A creche terá disponível um número de vagas específico para descendentes dos colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho, representando, assim, um importante apoio para os profissionais destas Instituições.


O projeto é promovido pelo Município de Braga resulta de uma parceria entre o Hospital de Braga, o Centro Social do Vale do Homem, a Junta de Freguesia de Gualtar, a Universidade do Minho e Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga. 


"É uma excelente notícia para Braga", presidente do Município de Braga.


Em reação aos microfones da RUM, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, considera este anúncio uma “excelente notícia para a cidade, para a freguesia de Gualtar e em especial para os profissionais do Hospital de Braga”.


O autarca bracarense realça a determinação da Comissão de Trabalhadores, mentores da iniciativa, para criar uma resposta “mais flexível” para as suas necessidades específicas.


Ricardo Rio não esconde que existe um défice de respostas ao nível de berçários e creches na região. Uma lacuna que a autarquia tem vindo a tentar colmatar nomeadamente com o estímulo a instituições várias para que possam seguir o caminho, a título de exemplo, do Centro Social do Vale do Homem.


À RUM, o edil refere que estão a ser trabalhadas propostas com as freguesias de Adaúfe, Celeirós, Mire de Tibães e Nogueiró, mas até ao momento, não existem projetos fechados.

Deixa-nos uma mensagem