ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Gato Francisco
Liliana Oliveira

Regional 05.11.2019 11H26

"Vença a indiferença" e adopte. A campanha que alerta para o abandono

Escrito por Liliana Oliveira
Criado a título de responsabilidade social pela empresa GEN Design Studio, filme de um minuto pretente alertar para o abandono e adopção animal. Gato Francisco tem neste momento cerca de 10 gatos à procura de uma família.

Em menos de um minuto, o Gen Design Studio apresenta a lição de uma vida. Ou de várias.

É a história de uma jovem que se cruza com um gato abandonado. Numa paragem de autocarro, que viria a tonar-se uma paragem para a realidade, a jovem avistou o animal “esquelético e gelado”. O “paralelismo entre a vida de uma rapariga e de um gato abandonado" são obra do destino e, esse acaso, viria a aumentar a família. Encontrado no dia de S. Francisco de Assis, padroeiro dos animais, o gato acabou por encontrar no sofá da rapariga, que não ficou indiferente ao seu olhar triste e desprotegido, a sua nova casa.


Em cerca de 50 segundos, o vídeo tem apenas uma, mas muito importante, mensagem: alertar para o abandono de animais. Num incentivo à adopção, principalmente agora que já se sente o frio e a chuva, a mensagem do Gen Design Studio faz parte de mais uma campanha de sensibilização da associação Gato Francisco, um projecto bracarense de voluntariado com valências na área da protecção animal dedicado exclusivamente a gatos, que nasceu na segunda metade de 2015, por incentivo de ex-alunos da Universidade do Minho, "que decidiram 'dizer não à indiferença'". 


15 famílias de acolhimento, 15 voluntários e 10 gatos à espera de família


Claúdia Sousa, da associação, desvenda, em declarações à RUM, que já conseguiram salvar e arranjar novo lar para mais de “250 animais”. As novas moradas são procuradas com a ajuda de cerca de “15 voluntários”, que resgatam os gatos, que são encaminhados para tratamento veterinário, para que possam ser adopatos. Mas há outro trabalho muito importante: "sensibilização e informação da população”. 


Neste momento, conta-se "dezena e meia de famílias de acolhimento e estão em 'lista de espera' (em FAT) cerca de uma dezena de gatos para serem adotados". "Todos os dias surgem novas solicitações, às quais, infelizmente - e porque todo o trabalho é feito em regime de voluntariado/pós-laboral -, não conseguimos acorrer como gostaríamos. E é aqui que, fundamentalmente, as pessoas podem ajudar o Gato Francisco. Ou seja, acolhendo temporariamente os animais que são resgatados - muitas vezes em mau estado - e que não têm onde ficar de modo a que tenhamos tempo para divulgar/apelar à adoção nas redes sociais. Que é onde se gerem estes processos, por exemplo ao nível da seleção das potenciais famílias adotantes e no acompanhamento dos gatos no período pós-adoção, e onde também se procuram angariar apoios para custear os tratamentos médicos, quando necessário", explicou Cláudia Sousa. 


"Vença a indiferença. Alimente a sua alma." É o convite da associação bracarense Gato Francisco para salvar todos os “Franciscos” que são abandonados. Criado a título de responsabilidade social pela empresa GEN Design Studio o filme mostra o exemplo de uma jovem que “não se deixa vencer pela indiferença e o adota num gesto de compaixão para com o animal”. 


Sob o lema,“até amarmos um animal, uma parte da nossa alma permanece adormecida”, a Gato Francisco continua a trabalhar diariamente para que mais famílias possam 'acordar a alma'.


Veja o filme aqui

Deixa-nos uma mensagem