ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Regional 14.09.2021 11H35

“Vimos artérias com elevados níveis de água, mas isso acontece aqui e em qualquer lado”

Escrito por Tiago Barquinha
A reação do autarca Ricardo Rio após a chuva que se verificou no concelho de Braga.
As declarações do presidente da Câmara Municipal.

false / 0:00

Não houve qualquer ferido ou danos materiais consideráveis na sequência da chuva que assolou esta segunda-feira o concelho de Braga. O ponto de situação foi feito à RUM pelo presidente da Câmara Municipal.


Caíram algumas árvores, assim como painéis publicitários e sinalização rodoviária. Segundo Ricardo Rio, trataram-se de “situações ligeiras”, que “não tiveram consequências de maior, quer para pessoas, quer para bens”. Além disso, várias ruas e acessos ficaram alagados, algo que o autarca considera natural face à “chuva intensíssima” que se verificou sobretudo num período de cinco minutos, durante a tarde.


“Todos vimos imagens de artérias com elevados níveis de água, mas é algo que acontece aqui e em qualquer outro lado. As consequências estéticas acabam por ser mais gravosas, mas rapidamente o sistema drenou as águas e foi reposta a normalidade”, esclarece.


A chuva também chegou a alguns edifícios e espaços fechados, como o estacionamento do Braga Parque ou a piscina interior da Rodovia. Ricardo Rio recusa apontar “qualquer patologia estrutural” e explica o sucedido com “uma situação de incapacidade momentânea”. 


“Perante esta carga de chuva, num concentrado período de tempo, a capacidade de drenagem nem sempre é eficaz”, esclarece, garantindo que os equipamentos não ficaram com sequelas.

Deixa-nos uma mensagem