Regional 10.02.2021 12H45
Volume de negócios do Mercado Abastecedor de Braga aumenta 10%
Em 2020, o lucro do MARB, que agrega perto de 100 operadores, cresceu 26%.
A MARB, SA - Centro Logístico do Minho registou um volume de negócios de 967 mil euros em 2020. Houve um crescimento a rondar os 10% em comparação com o ano transato.
Pela quarta vez consecutiva, a empresa pública cujos acionistas são a Câmara Municipal de Braga e a SIMAB, do grupo Parpública, contabilizou um resultado líquido positivo. Neste capítulo, o valor foi de 296,4 mil euros, um aumento de 26% em relação a 2019.
O último ano ficou marcado pela pandemia e pelo consequente investimento em medidas de mitigação, como a desinfeção dos espaços ou a criação de salas de isolamento. Por essão razão, o diretor do Mercado Abastecedor da Região de Braga considera que os resultados agora conhecidos são fruto da "enorme resiliência" dos operadores.
Para António Félix existiram duas áreas que se destacaram. De acordo com o responsável, o setor hortofrutícola teve "um ano muito positivo". "Apesar de terem tido algumas quebras por causa das restrições associadas, por exemplo, à realização de feiras, estes operadores conseguiram diversificar os seus canais e registar maiores vendas ao nível do retalho tradicional e das mercearias de bairro ou das frutarias", explica.
Por causa das pessoas estarem mais tempo em casa e de "precisarem de continuar a consumir", o diretor dá também o exemplo do setor da logística, que aproveitou o "incremento do comércio online para fazer aumentar a sua atividade".
O MARB reúne quase uma centena de operadores, numa área de 10 hectares, sendo responsável pelo abastecimento de 1 milhão e 300 mil residentes no norte do país e zona da Galiza.