Legislativas 2025 07.05.2025 12H08
"Votar é o nosso poder". Movimento Cidadania Contra a Indiferença entra na campanha
Um combate à desinformação e um apelo à cidadania ativa. A campanha contra a abstenção volta à rua e aos cafés e restaurantes do centro histórico de Braga.
O Movimento Cidadania Contra a Indiferença está de volta às ruas do distrito de Braga para mobilizar os portugueses a votar nas eleições legislativas de 18 de maio de 2025. É certo que os portugueses "estão fartos" de ser chamados para eleições legislativas, admite Paulo Sousa, mentor deste movimento que desde sábado veste a camisola contra a abstenção. Foi no dia 3 de maio que a campanha arrancou no Mercado Municipal de Braga e a partir desta quarta-feira está também em vários cafés e restaurantes do centro histórico.
No terreno estão dois combates: um primeiro à desinformação e um outro à abstenção, que apesar de registar um ligeiro decréscimo é ainda muito elevada.
Paulo Sousa afirma que é preciso, "de forma imaginativa, ir de encontro aos cidadãos, sensibilizando-os em primeiro lugar para o exercício de uma cidadania política ativa, procurar que sejam cidadãos informados, que participem na vida dos partidos políticos, que se interessem pelo que se passa no país, na Assembleia da República, mas sobretudo que haja um combate muito claro à desinformação e às verdades alternativas. E, em segundo, o combate à abstenção", esclarece.
Os membros não desistem, apesar de reconhecer que "as pessoas estão um bocado fartas" dos sucessivos atos eleitorais.
A campanha cívica do movimento criado em 2021 arrancou no sábado no Mercado Municipal de Braga. "Estamos a fazer um contacto cidadão a cidadão, falando com cada um, distribuindo t-shirts e autocolantes e pedindo que cada um também partilhe nas redes sociais, vestindo esta t-shirt simples: «Faça como eu, no próximo dia 18 vote». Com a adesão de cafés e restaurantes do centro da cidade, os funcionários trabalham com uma nova camisola por estes dias. A ideia é que as pessoas "se sintam sensibilizadas".
O Movimento Contra a Indiferença, lançado em 2021, procura sensibilizar a sociedade civil com campanhas nas ruas, nos cafés e restaurantes e através da comunicação social local.