Walking football. A atividade que procura ‘dar mais um passo’ no bem-estar dos cidadãos

Joga-se com os pés, existe uma bola e o objetivo é colocá-la dentro da baliza. As regras são semelhantes ao futebol tradicional, mas há uma exceção: não se pode correr.
O walking football (‘futebol a passo’ em português) nasceu em Inglaterra há cerca de uma década e foi implementado em Guimarães no ano de 2019 pela cooperativa Tempo Livre. Atualmente, o projeto conta com 30 participantes e está inserido no programa Vida Feliz, dedicado a cidadãos com 55 ou mais anos.
Entrevistado no RUM(O) Desportivo, o coordenador explica que a atividade tem “uma finalidade puramente terapêutica”, promovendo o bem-estar dos aderentes. “Costumam perguntar como é está o resultado e eu digo que estão empatados na convivência e na boa disposição. Se introduzirmos o fator competição, o risco de contacto e de haver lesões aumenta exponencialmente”, assinala.
A Tempo Livre tomou contacto com o walking football através da ‘Revolta dos diabéticos’, um projeto adotado pela Federação Portuguesa de Futebol que tinha como objetivo o estudo dos benefícios do desporto na reação à doença.
Segundo Pedro Ferreira, transportar a dinâmica para Guimarães e para pessoas com outras características “não foi fácil”, até porque “80% dos participantes do ‘Vida Feliz’ são senhoras, que não estão muito predispostas para a prática de futebol”. Ainda assim, o coordenador dos serviços desportivos da Tempo Livre faz um balanço positivo: “Temos vindo a conseguir atrair mais senhores para o projeto e tentado convencer as senhoras de que o futebol não é só para homens”.
O crescimento da modalidade levou a uma parceria com o Vitória SC, que consiste na cedência de bilhetes para os jogos da equipa profissional. Além disso, quando há competições de walking football, usam equipamentos cedidos pelo clube.
Ao abrigo da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade -, a Tempo Livre organiza uma competição nacional, no dia 13 de março, na Pista de Atletismo Gémeos Castro. Em paralelo, elementos da equipa vimaranense vão integrar a seleção da Associação de Futebol de Braga, que participa num evento interassociativo, a decorrer a 2 de junho, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
