ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 03.09.2020 16H30

Ficção tem cada vez mais impacto na identidade e cultura galega

Escrito por Vanessa Batista
Xaquín Núñez Sabarís, investigador do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professor do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, é o convidado desta noite do programa UM I&D.

A literatura galega contemporânea está a surgir no mercado com novas tendências. Esta é a conclusão do trabalho de Xaquín Núñez Sabarís, investigador do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professor do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, que venceu o Prémio Ramón Piñeiro de Ensaio 2019 pelo livro “Cartografias da narrativa galega contemporânea”. 


A distinção tem um valor de 3.000 euros e inclui a publicação da obra em 2020 pela Editorial Galaxia. Está dividida em três capítulos que são dedicados aos Caminhos de Santiago de Compostela, Vigo e à Costa Atlântica.


Em entrevista ao UM I&D, o investigador revela que o thriller religioso, narcotráfico e romance negro são as temáticas que têm cativado cada vez mais os leitores e espectadores, visto que muitas das histórias passam dos livros para a ficção.   "Santiago de Compostela está muito relacionado com o modelo do thriller religioso, Vigo mais associado ao romance policial", já nas Rias Baixas a narcoficção tem sido o fenómeno mais conhecido, segundo Xaquín Núñez Sabarís.


Obras como "Fariña", de Nacho Carretero ou "Viver sen permiso", de Manuel Rivas são exemplos de textos literários que têm cativado outras plataformas como o cinema ou a redes televisivas internacionais como a Netflix.


Um crescimento que tem contribuído para o aumento de um outro fenómeno, o turismo cultural e literário. "Todos querem conhecer as praias em que decorreu, por exemplo, Fariña ou a cidade de Vigo de Domingo Vilar. A ficção está a criar uma potencialidade no âmbito do turismo", constata. 


O investigador da academia minhota já está a preparar um novo projecto com o intuito de avaliar o impacto da literatura galega nos setores financeiro, social, cultural e turístico.  

Deixa-nos uma mensagem