ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Universidade do Minho
Liliana Oliveira

Leandro Almeida quer atrair mais alunos para o IE

Escrito por Liliana Oliveira
O professor catedrático tomou posse, esta terça-feira, como presidente do Instituto de Educação, que, nos últimos dez anos, perdeu um terço dos estudantes.

Leandro Almeida tomou posse, esta terça-feira, como presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IEUM).


Pela segunda vez, o professor catedrático tem nas mãos o futuro deste instituto, para qual ambiciona aumentar a captação de estudantes, repensar a oferta formativa do e criar uma nova licenciatura.

Leandro Almeida chega com o objectivo de fazer uma "revisão da oferta formativa" que irá obrigar a "repensar cursos e mestrados", para além de estar a ser estudada a criação de uma nova licenciatura.

No fundo, pretende-se atrair mais alunos para o instituto que, em menos de uma década, "perdeu um terço dos estudantes", relembrou o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.


Leandro Almeida explica que neste momento existem alguns cursos que "não estão a captar tantos alunos" como a direcção gostaria.

Uma das possibilidades, adiantou o novo presidente, passa por, em conjunto com outras escolas da UMinho, ter projectos partilhados de novas formações.

"É uma pessoa que de facto preenche todas as condições para uma tarefa que ele mesmo reconheceu não ser fácil", referiu o reitor a propósito do novo presidente do IE.


O ensino à distância pode também fazer parte do Instituto no futuro, dada a grande quantidade de alunos oriundos do Brasil e CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). "Podemos fazer com esses estudantes alguns cursos de especialização organizados na lógica do ensino à distância", afirmou Leandro Almeida.

Rui Vieira de Castro realça que este pode ser uma caminho feito lado a lado com outras escolas e institutos da academia minhota. 

Deixa-nos uma mensagem