ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Cultura 16.03.2023 15H15

25 anos da Procissão da Burrinha celebrados com exposições e novos elementos

Escrito por Vanessa Batista
Procissão da Burrinha faz parte do programa religioso da Semana Santa de Braga que foi apresentado, esta quinta-feira, na Igreja da Misericórdia.

Depois de uma pequena redução do número de participantes, em 2022, ainda fruto da pandemia. Este ano, a Procissão da Burrinha irá contar com cerca de 800 figurantes. A celebrar 25 anos, desde a reformulação em 1998, o cortejo bíblico tem preparadas novidades ao nível dos cartazes, guarda-roupa, exposições e não só.


Esta quinta-feira, na apresentação do programa religioso da Semana Santa de Braga, na Igreja da Misericórdia, o presidente da Junta de Freguesia de S. Vítor, Ricardo Silva, confessou que espera que no próximo ano seja finalmente possível dar corpo a um desejo antigo, que passa por construir uma "estuária alusiva à Burrinha". A maquete, da autoria do artesão e escultor Alberto Vieira, já está concluída. A maior freguesia do concelho de Braga espera poder contar com o apoio do Município.


Nesta edição, os espetadores vão poder contar com uma melhoria significativa dos cartazes e guarda-roupa, principalmente, no quadro das tochas. Outra das novidades está relacionada com a "arca da aliança" que será mais fidedigna à descrição bíblica.


A arca da aliança, trata-se do objeto em que, segundo a Bíblia, as tábuas dos 10 mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardadas.


No próximo sábado, 18 de março, está previsto um concerto de música sacra na Igreja de S. Vítor, interpretado por um grupo galego. No dia 27 de março, o espaço expositivo da Junta de Freguesia irá realizar a já tradicional mostra de artigos religiosos. Além disso, está prevista uma exposição sobre a história da Procissão da Burrinha, desde 1998 até à atualidade, com os diversos cartazes. 


A Procissão de Nossa Senhora da Burrinha está agendada para 5 de abril, quarta-feira. Trata-se de um momento com finalidade pedagógica que prepara os espetadores para as Procissões de quinta e sexta-feira.


No dia seguinte, segue-se a Procissão do Senhor "Ecce Homo", organizada desde tempos antigos pela Irmandade da Misericórdia. Esta procissão também integra alegorias das 14 obras de misericórdia, bem como figuras ligadas à fundação e à história das Misericórdias e ainda, a convite, delegações de várias Santas Casas do país. 


O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, adianta outras propostas, de índole cultural, que irão complementar esta Semana Santa. 


No dia 31 de março, ocorre o habitual concerto da quaresma, intitulado "Lamentos da Paixão", na igreja do Hospital de S.Marcos, e que contará com a participação do coro da Misericórdia de Braga e do Grupo Laetare Ensemble, de Fátima.  


O Palácio do Raio vai acolher uma mostra alusiva a Sanata Bárbara, padroeira de mineiros, que vai trazer peças da coleção privada de Maria Fernanda Leite e Rui Batista, proprietários da "Coleção MelloMendes". 


Do lado da Irmandade de Santa Cruz, existe também um programa vasto que ajuda a enriquecer a Semana Santa de Braga, o "ex-libris turístico, cultural e económico" da cidade dos arcebispos. 


O provedor Fernando Rodrigues destaca a Procissão dos Passos, no Domingo de Ramos. A saída da igreja de São Paulo será acompanhada de um momento musical da autoria de Manuel Vilas Boas. Segue-se a Via Sacra pelos sete calvários existentes na cidade de Braga.


Na segunda-feira, dia 3 de abril, a Igreja de Santa Cruz será palco de um grande concerto do Coro da Universidade do Minho. 


O programa religioso da Semana Santa, ao nível das procissões, termina na sexta-feira com o Enterro do Senhor. São esperadas cerca de 100 mil pessoas na Semana Santa de Braga, que se realiza de 2 a 9 de abril, e o impacto económico poderá ascender aos 10 milhões de euros. O programa completo pode ser consultado no site da Semana Santa de Braga. 


Deixa-nos uma mensagem