Regional 25.04.2025 18H06
25 de Abril. Mário Constantino Lopes destaca investimentos e alerta para desafios à democracia
Edil barcelense discursou, esta manhã, na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, que decorreu nos Paços do Concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, assinalou a celebração dos 51 anos da Revolução dos Cravos com um discurso marcado por apelos à liberdade e à coragem para enfrentar os desafios da democracia atual.
"Substituí os medos pelos sonhos, não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos", citou, recordando uma mensagem do Papa Francisco, que considerou estar profundamente alinhada com os ideais do 25 de Abril. "O 25 de Abril foi um grito de coragem contra o medo, um passo firme na direção da liberdade, da democracia e da justiça social", afirmou.
O autarca alertou para a necessidade de defender os valores democráticos perante o avanço de populismos e radicalismos. "A liberdade não é um dado adquirido. O aumento dos populismos é prova disso." Criticou ainda os discursos "justicialistas" que, segundo referiu, “alimentam agendas radicais que, a vingarem, nos levariam a um retrocesso civilizacional”.
Mário Constantino Lopes fez um balanço do mandato, que se aproxima do fim. "Pensámos positivo, sonhámos fazer, agimos com ambição e concretizámos com dinamismo, realismo e ousadia", disse, acrescentando que foram garantidas "melhores condições de vida para todos os barcelenses, sem deixar ninguém para trás".
Sobre a relação institucional com as juntas de freguesia, destacou o trabalho "conjunto" que "tem sido fundamental para suprir lacunas e concretizar projetos com impacto real nas populações".
Nesta sessão solene, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Santos Pereira, enalteceu o trabalho dos autarcas e promoveu uma homenagem aos antigos presidentes de Câmara e presidentes da Assembleia Municipal, cujas fotografias figuram agora nos Paços do Concelho.