Regional 25.04.2025 13H53
25 de abril. Mário Passos defende "cidadania comprometida com a verdade"
Autarca famalicense discursou, esta manhã, na sessão solene comemorativa da Revolução dos Cravos e lembrou que "não há saúde democrática sem o exercício de uma cidadania responsável" e que "a liberdade de expressão não é sinónimo de valer tudo".
O presidente da câmara de Famalicão, Mário Passos, afirmou esta manhã que "a democracia precisa de uma cidadania comprometida com a verdade” e "fazer política com verdade, com respeito pelos compromissos assumidos junto do eleitorado, é defender Abril".
Durante a sessão solene comemorativa dos 51 anos da Revolução dos Cravos, nos Paços do Concelho, o autarca sublinhou ainda a importância de um exercício responsável da liberdade de expressão, alertando que esta “não é sinónimo de valer tudo”. “Não vale difamar por difamar, acusar sem fundamento, alarmar sem verdade ou julgar de forma leviana”, vincou Mário Passos, deixando claro que atitudes deste género “promovem o obscurantismo, a mentira e o medo, precisamente predicados dos tempos anteriores à Revolução de Abril”.
O edil famalicense manifestou também a sua convicção de que, ao longo dos últimos anos, o executivo municipal se manteve fiel aos princípios de Abril. “Cumprir Abril é cumprir a palavra dada, trabalhar com seriedade, governar com responsabilidade, cuidar do bem comum e honrar o povo que representamos”, afirmou, garantindo que “Famalicão é hoje um concelho que olha o futuro com enorme confiança”.
Da saúde à habitação, da educação ao desporto, das freguesias aos transportes, da juventude à solidariedade social, da cultura à economia, Mário Passos elencou várias medidas, ações e projetos promovidos pelo executivo que garantem “cada vez mais futuro para Famalicão” e que são “bem exemplificativos do compromisso com os princípios da liberdade, solidariedade, igualdade e prosperidade”.
A sessão terminou com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento, que sublinhou que “a construção do processo democrático livre aperfeiçoa-se diariamente” e enalteceu o papel do poder local no fortalecimento da democracia.
A manhã ficou ainda marcada pela homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão na Terceira República.