ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 31.03.2023 15H26

5ª edição da UPA é a mais participada de sempre

Escrito por Vanessa Batista
UPA - Universidade de Portas Abertas conta com 5 mil inscritos. Iniciativa está a decorrer no campus de Azurém, em Guimarães, até este sábado. 
Ouça aqui as declarações dos estudantes e docentes que participaram nesta edição da UPA. A RUM foi conhecer também algumas das atividades propostas pela UMinho com a ajuda de alunos da instituição.

false / 0:00

A 5ª edição da UPA – Universidade de Portas Abertas é a mais participada de sempre. Os números foram avançados à RUM pela pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão. São cerca de 5 mil os inscritos nos três dias do evento que decorrer no campus de Azurém, em Guimarães, até este sábado.


Hoje, sexta-feira, foi o dia grande da iniciativa com "mais de 3 mil inscritos". Para além da já tradicional tenda, instalada nos jardins do campus da cidade berço, a Universidade do Minho apostou em demonstrações de projetos de investigação na nave principal e apresentações nas salas das unidades orgânicas.


São cada vez mais os estudantes que chegados à UMinho apontam, nos questionários realizados, que optaram pela instituição de ensino superior minhota graças às suas boas experiências em iniciativas como a UPA, Verão no Campus e/ou Melhor Estudante.


Através dos contactos que têm sido estabelecidos com estudantes, familiares, docentes e psicólogos, iniciativas como a UPA têm contribuído para "diminuir os níveis de ansiedade", neste período de decisão sobre o ingresso no ensino superior. "Ficam a conhecer as nossas áreas de atividade e acabam por descodificar os nomes que surgem nos planos de estudo dos cursos", explica a pró-reitora. 

Deixa-nos uma mensagem