ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Cultura 31.07.2020 19H20

'7 Quintas Felizes' e sessões de cinema levam 1.250 pessoas ao Theatro Circo

Escrito por Tiago Barquinha
A sala de espectáculos de Braga reabriu a 15 de Junho.

No espaço de um mês e meio, cerca de 1.250 espectadores passaram pelo Theatro Circo. Os números foram avançados esta sexta-feira pelo director artístico da sala de espectáculos bracarense, numa conferência de imprensa de balanço da retoma da actividade.


75% da afluência do público registada desde a reabertura de portas está ligada à iniciativa '7 Quintas Felizes', que se dividiu em sete concertos. Atendendo às regras impostas pela Direção-Geral da Saúde - o número máximo de espectadores foi reduzido de 900 para 521 -, Paulo Brandão faz um balanço positivo, referindo que foi “uma aposta ganha”.


“Foi uma espécie de balão de oxigénio. Foi criado um momento com um dia referencial e uma hora diferente [21:10] e com uma proposta que não era de grande público. Queríamos um evento que agarrasse o público e que fosse sensato, agradável e descontraído”, refere.


As sessões de cinema retomaram no dia 15 de Junho, segunda-feira, com periodicidade semanal. No total, cerca de 300 espectadores assistiram aos filmes apresentados pelo espaço cultural bracarense. Para Paulo Brandão, este ciclo relacionado com a sétima arte “continua a ser uma boa iniciativa”. “As máscaras, apesar de incomodarem, não afastam os cinéfilos”, acrescenta.


Fechado ao público entre 11 de Março e 14 Junho, o 105º aniversário do Theatro Circo, no dia 21 de Abril, foi celebrado exclusivamente online, com um conjunto de actuações, a partir de casa, de 23 artistas de música, dança, teatro e poesia. O director artístico adianta que os eventos em directo, que decorrem ininterruptamente durante 11 horas, tiveram 25 mil visualizações e que a visita virtual 360º, lançada nessa data, foi acedida por 2 mil pessoas.


O presidente da Câmara Municipal de Braga também marcou presença na conferência de imprensa. Ricardo Rio destaca a forma como o Theatro Circo “abriu logo as portas, assim que foi possível, e ajustou a programação às circunstâncias, continuando a assumir todas as suas responsabilidades com parceiros, prestadores de serviço e colaboradores”.



"Esqueçam os números dos anos anteriores do Theatro Circo"


Nos últimos cinco anos, a afluência do público ao Theatro Circo tem rondado as 100 mil visitantes, sendo, que em 2019, registaram-se 98 mil. Voltar a passar a barreira das seis casas númericas era um dos objectivos para este ano, mas, atendendo à situação actual, Paulo Brandão reconhece que será impossível.


“Esqueçam os números dos anteriores do Theatro Circo e os 100 mil espectadores. Vai haver certamente no balanço de 2020 uma derivação porque estamos limitados em termos de público na sala”.


Em termos de receita, a empresa municipal fechou o ano passado com um resultado positivo de cerca de 4 mil euros. Fazendo uma previsão, o autarca Ricardo Rio refere que “o valor não deverá ser superior a 150 mil euros”.


A sala de espectáculos fecha em Agosto e volta a abrir no dia 5 de Setembro, com o concerto de Miguel Ângelo, que vai contar com Filipe Sambado e Chinaskee como convidados.

Deixa-nos uma mensagem