Academia 28.11.2024 12H11
75 anos das Convenções de Genebra assinalados na UMinho com seminário
Escola de Direito da Universidade do Minho, a Cruz Vermelha Portuguesa, o ministério dos Negócios Estrangeiros e a embaixada Suíça em Portugal promovem um seminário, no dia 3 de dezembro.
Para assinalar os 75 anos das Convenções de Genebra, a Escola de Direito da Universidade do Minho, a Cruz Vermelha Portuguesa, o ministério dos Negócios Estrangeiros e a embaixada Suíça em Portugal promovem um seminário, no dia 3 de dezembro.
Para as entidades, “as Convenções de Genebra continuam a ser pilares fundamentais do Direito Internacional Humanitário, merecendo ser divulgadas e debatidas já que o conhecimento sobre as mesmas é condição fundamental para a sua aplicação”.
O evento decorre a partir das 14h30, no Auditório Nobre da Escola de Direito da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, e conta com a presença de Maria de Assunção do Vale Pereira, Wladimir Brito, Maria de Céu Pinto Arena, Ana Paula Brandão, Coronel Rebola Mataloto, Jorge Rodrigues e Joana Barros e Sá.
Serão debatidos temas como “As Convenções de Genebra e o Tribunal Internacional Penal”, “Implicações do uso da força e das ‘operações robustas’ nas operações de manutenção da paz da ONU” e “A União Europeia e a as Convenções de Genebra: a proteção de civis em operações de gestão de crises”.
O evento é aberto a toda a comunidade.