ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Sérgio Freitas CM Braga
Catarina Martins

Regional 30.05.2023 20H21

"A partilha de experiências entre as cidades europeias é enriquecedora para encontrar estratégias inovadoras"

Escrito por Catarina Martins
A 3.ª edição do Laboratório de Inovação Social da Eurocities, organizada pela Câmara de Braga, arrancou esta terça-feira e decorre até quinta-feira, no Espaço Vita.
Declarações do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do secretário-geral da Eurocities, André Sobczak. 

false / 0:00

A 3.ª edição do Laboratório de Inovação Social da Eurocities, organizada pela Câmara Municipal de Braga, arrancou esta terça-feira, no Espaço Vita. O concelho minhoto sucede às cidades de Glasgow e Bolonha na organização daquele que é um espaço de reflexão sobre inovação social no seio da rede das maiores cidades do espaço europeu. 


Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade e frisou a importância do evento para encontrar novas soluções. "A partilha de experiências entre as cidades europeias é muito enriquecedora para encontrar estratégias inovadoras", defende o autarca local, sublinhando no evento a presença de cerca de 40 cidades e 80 delegados, assim como instituições públicas e sociais. 


No entender de Ricardo Rio, a troca de experiências é "muito útil para replicar com mais facilidade esses exemplos". "Não temos que inventar tudo, há muitos exemplos bem sucedidos que vemos noutras comunidades, tem sido também por isso que Braga tem estado tão implicada nas principais redes internacionais, é porque aprendemos bastante, é porque além de darmos a conhecer Braga e de partilharmos as nossas próprias experiências, trazemos depois muitas das iniciativas de vanguarda que estão a ser desenvolvidas noutros países e noutras cidades", aponta.


O edil reforça a importância da inovação social para fazer face a adversidades de diferentes níveis, nomeadamente através de "novas formas para responder a alguns desafios tradicionais do ponto de vista social, mas também a outros que vão surgindo e que naturalmente as nossas sociedades têm que saber lidar".


"Como acontece com os projetos que são apoiados através do Human Power Hub, com uma dimensão de empreendedorismo económico também associado, ou seja, não estamos a falar apenas de criar respostas subsidiadas e que são dependentes dos apoios públicos, mas sim de projetos que têm a sua sustentabilidade económica e que vão responder a necessidades concretas da nossa população", exemplifica.


Por sua vez, o secretário-geral da Eurocities, André Sobczak, elogiou o trabalho desenvolvido em Braga e enalteceu a importância das cidades "trabalharem em conjunto em vez de competirem". “Este é o momento em que reunimos diferentes cidades de toda a Europa para falar sobre os desafios relacionados com a inovação social, onde vamos poder aprender uns com os outros e onde podemos encontrar soluções", frisa. 

Deixa-nos uma mensagem