ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 23.09.2020 11H36

AAUM sem margem orçamental para 2020

Escrito por Vanessa Batista
Plano de actividades e orçamento foi apresentado na Reunião Geral de Alunos, esta terça-feira.
Explicações de Rui Oliveira, presidente da AAUM, aos microfones da RUM.

false / 0:00

"O balanceado é zero, ou seja, a diferença entre aquilo que vamos ganhar (receitas) e o que vamos gastar (despesas) é zero", começa por explicar aos microfones da RUM o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). 

Para este ano atípico, de 2020, a AAUM apresenta um orçamento de 3.642.185,43 eurosO Plano de actividades e orçamento foi apresentado  na Reunião Geral de Alunos que teve lugar no campus de Gualtar, esta terça-feira. Devido à pandemia de Covid-19, a apresentação aos estudantes da UMinho tinha sido adiada.


Rui Oliveira assume que o exercício de elaborar este orçamento foi "muito difícil" em consequência de vários compromissos de gestão da AAUM. Foram inúmeros os cancelamentos, contudo o dirigente destaca a capacidade de "resiliência e adaptação" de toda a equipa de criar novas iniciativas. 

A título de exemplo, a Associação Académica irá, no âmbito do "Minho Covid", abraçar uma nova parceria com o projecto de solidariedade social "Virar a Página". 


Apesar dos cancelamentos, a AAUM não conseguiu evitar custos com algumas actividades. No caso da "Gata na Praia" foram 3.164 euros devido à reserva do hotel. Quanto ao "Enterro da Gata" o custo foi de 6.185 euros por "questões logísticas". 


Este será um ano marcado também pela reformulação dos Gabinetes de Apoio ao Aluno que passarão a denominar-se "Recurso". Uma reforma que pretende dar mais conhecimento aos estudantes sobre os serviços disponibilizados, nomeadamente transportes e descontos que a AAUM oferece através de uma nova aplicação.


Desta forma, a AAUM irá conseguir optimizar as rotas dos transportes de e para o campus de Azurém. O presidente da estrutura anunciou ainda que devido às restrições de lotação implementadas pela Direcção-Geral de Saúde, a AAUM vai reforçar o número de autocarros, processo ainda em avaliação.

A AAUM prepara-se também para reembolsar os alumni que possuam senhas de transportes do ano transato.


Rui Oliveira anunciou também que a AAUM vai organizar o Europeu Universitário de Voleibol não em 2021, como estava inicialmente previsto, mas em 2023

Este será o sétimo europeu universitário organizado pela academia minhota. 

Deixa-nos uma mensagem