ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Hugo Antunes/ RUM
Liliana Oliveira

Academia 02.12.2020 17H44

AAUM. Taxa de abstenção já é a mais baixa dos últimos dois anos

Escrito por Liliana Oliveira
Até às 17h25 a taxa de abstenção era de 83,62%, abaixo dos 84% registados nos últimos dois anos. Votaram 2791 estudantes, mais 91 do que em 2019, quando ainda faltam cerca de duas horas para a votação encerrar.
Rui Oliveira, da lista A, e Alexandre Carvalho, da lista X

false / 0:00

No ano de estreia do voto electrónico nas eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho , e quando ainda faltam duas horas e meia para encerrar a votação, a taxa de abstenção já se fixa abaixo da dos últimos dois anos. 


Até às 17h25, a taxa de abstenção era de 83,62%, abaixo dos 84,1% registados nos últimos dois anos. Já votaram 2791 alunos, mais 91 do que em 2019. 


Na última década, a taxa de abstenção mais baixa foi registada em 2016, com três listas na corrida à direcção. Na altura, fixou-se nos 74%.


Os candidatos à direcção da AAUM já votaram. Rui Oliveira, candidato pela lista A, exerceu o seu direito de voto no campus de Azurém e Alexandre Carvalho, da lista X, votou no campus de Gualtar. 

A pouco mais de duas horas até ao encerramento da votação, o actual presidente e candidato pela lista A disse, em entrevista à RUM, que "é possível reduzir ao máximo a taxa de abstenção". Também Alexandre Carvalho admite a descida do abstencionismo, mas, frisou, "os valores ainda estão muito longe dos de 2016". "É preciso ainda haver maior contacto entre a AAUM e os estudantes", referiu o candidato, lembrando que votar "é um direito e um dever".


Os resultados serão conhecidos pouco depois do fecho da votação, às 20h00. Recorde-se que a RUM inicia, pelas, 20h00, uma emissão em directo com a divulgação dos resultados e os discursos dos estudantes.

Deixa-nos uma mensagem