Academia 12.11.2024 23H14
ABB retira ação que contestava em tribunal a adjudicação da Confiança
Decreto-lei anunciado há uma semana pelo governo já protegia o arranque da obra por parte da Casais.
Menos de uma semana depois do anúncio do governo de um decreto-lei para levantar o efeito suspensivo das ações que recaiam sobre obras abrangidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a construtora ABB desistitiu da contestação em tribunal contra a adjudicação da obra da fábrica Confiança ao grupo Casais. É mais uma boa notícia para a autarquia e para os estudantes da Universidade do Minho.
A desistência foi entretanto confirmada pelo autarca Ricardo Rio. Assim, está tudo a postos para avançar com a obra no terreno que além da requalificação do edifício da Confiança prevê a construção de um novo edifício no logradouro.
O município de Braga, recorde-se, tinha visto aprovada a candidatura a fundos do PRR. Com 25ME, o município de Braga vai ajudar a UMinho a resolver um dos problemas cruciais da instituição relacionados com a insuficiência de camas nas atuais residências universitárias para responder à procura.
Até meados de 2026, a residência da Confiança, cuja gestão estará nas mãos dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, disponibilizará mais de 700 camas a poucos metros do campus de Gualtar onde estuda uma boa parte da comunidade académica.
O executivo liderado por Luís Montenegro aprovou um diploma que "no âmbito da contratação pública, consagra um regime processual especial - excecional e temporário - aplicável aos contratos que se destinem à execução de projetos financiados ou cofinanciados pelo PRR".