Cultura 12.09.2024 16H06
Ódio e amor às voltas do mundo shakespeariano no Theatro Circo
A peça em formato coral, ‘Maclet’, é resultado da adaptação dos clássicos, Macbeth e Hamlet, e está em cartaz na sala bracarense esta quinta-feira.
Ódio e amor, às voltas do mundo shakespeariano. Este é o enredo da peça ‘Maclet’, adaptação do Teatro Art’Imagem das obras de William Shakespeare, Hamlet e Macbeth, que está em cartaz esta quinta-feira, pelas 21h30, na sala principal do Theatro Circo, em parceria com a Companhia de Teatro de Braga (CTB).
Aos microfones da RUM, um dos atores e diretor técnico do coletivo refere que a peça vai ser apresentada em formato coral formado por três atores. Pedro Carvalho adianta que, em palco, vão estar em conflito as “posturas das duas personagens criadas por Shakespeare”. Enquanto, Macbeth é um “louco assassino embriagado pelo poder”, Hamlet é “justo e incapaz de agir sem provas”.
O responsável adianta que os atores interpretam a mesma personagem e que há “uma espécie de um ping-pong constante nos diálogos”, em que muitas vezes são compostos por atuações em coro, em dupla ou individual. “Durante o espetáculo, há um cruzamento das várias personagens das duas obras, onde também aparecem as citações, de Hamlet e Macbeth”, acrescenta.
Para Pedro Carvalho, o público vai lidar com temas que fazem “de alguma maneira sonhar, mas também confrontam com a realidade e que continuam atuais, como o poder, a vingança e o amor". Em cena, o encenador e dramaturgo responsável pela peça, José Abreu Fonseca, “teve o cuidado de respeitar a escrita do Shakespeare”, finaliza o responsável.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Vanessa Batista