ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 30.03.2023 19H09

AEB vai ser "voz dos pequenos e muito pequenos empresários" na CIP

Escrito por Liliana Oliveira
Pedro Fraga, da Associação Empresarial de Braga, integra, até 2027, a direção da Confederação Empresarial de Portugal.
Declarações de Pedro Fraga, presidente da Assembleia Geral da AEB

false / 0:00

A Associação Empresarial de Braga (AEB) foi eleita para a direção da Confederação Empresarial de Portugal (CIP). No mandato, válido até 2027, a AEB estará representada pelo presidente da Assembleia Geral, Pedro Fraga.

Em entrevista à RUM, o responsável admite que o convite surge como sendo “o reconhecimento de todo o trabalho” desenvolvido pela AEB ao longo dos 160 anos de história. “Não se é convidado para um órgão com a importância da CIP sem esse trabalho justificar-se, essa proximidade com os associados e com o mundo empresarial”, acrescentou. Para Pedro Fraga, este pode ser um momento “alavancador dessa vontade de fazer mais e melhor” promovida pela nova direção da Associação.


O representante garante que a AEB será "a voz dos pequenos e muito pequenos empresários", num órgão onde normalmente estão representadas empresas de maior dimensão. “A CIP representa as empresas

em geral, mas tem um peso muito grande, de grandes organizações e a Associação Empresarial de Braga, tem sócios de grande, média, pequena e de muito pequena dimensão, podendo ajudar a levar a preocupação desses associados, nomeadamente os de menor dimensão”, frisou.


A mobilidade, em especial a importância da ferrovia para os empresários da região, é uma das preocupações que Pedro fraga pretende levar a discussão na Confederação. “É uma das grandes preocupações para o escoamento das nossas mercadorias e das nossas empresas, ver finalmente ênfase na ferrovia, que é algo tem sido

completamente menosprezado, e Braga, nesse aspeto, como uma das cidades líderes deste país, tem sido completamente menosprezada”, lamentou.

Além disso, o atraso na implementação tanto do Plano de Recuperação e Resiliência como no Portugal 2030 e questões relacionadas com uma fiscalidade mais amiga das empresas e do investimento são outras preocupações que serão partilhadas com o grupo de empresários que constitui a CIP.


Armindo Monteiro é o novo líder da CIP e conta na direção com Pedro Fraga, da AEB, a única Associação de base regional representada. A CIP representa mais de 150.000 empresas, que empregam 1,8 milhões de trabalhadores e são responsáveis por um volume total de negócios que representa 71% do PIB nacional.

Deixa-nos uma mensagem