ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 03.12.2020 00H03

"Esta vitória mostra que é possível um projecto alternativo ter resultados positivos"

Escrito por Liliana Oliveira
Lista C, liderada por Afonso Silva, conseguiu 1150 votos, o que equivale a cinco de nove mandatos para o Conselho Fiscal e Jurisdicional.
Afonso Silva, depois do anúncio dos resultados

false / 0:00

Afonso Silva foi uma das surpresas da noite eleitoral, desta quarta-feira. A academia minhota foi a votos para eleger os representantes para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). 

O estudante de Direito, e candidato pela lista C, derrotou o até então presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional, João Rocha, e vai presidir o órgão em 2021.


A lista C mereceu o voto de confiança de 1150 estudantes, o que lhes vale 5 mandatos, já a lista B, que esteve envolta em polémica devido a um alegado apelo ao voto, não foi além dos 1119, correspondente a 4 mandatos.


O candidato vencedor acredita que quebrou um ciclo de continuidade no órgão. "Acredito que esta vitória acaba por mostrar que é possível um projecto alternativo ter resultados positivos", disse Afonso Silva, em entrevista à RUM. 


A eleição, continuou, "provou que eventuais projectos futuros possam ter uma palavra a dizer". "Acredito que isso é positivo porque é democrático". Afonso Silva promete um CFJ "mais autónomo, mais próximo e mais preponderante na academia".


No que diz respeito ao CFJ, a taxa de abstenção foi de 83,7%. Votaram 2777 estudantes, 508 votos foram em branco.

Deixa-nos uma mensagem