ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 27.05.2024 16H30

Alain Aspect: "Sem ciência não vão conseguir resolver os problemas do planeta"

Escrito por Vanessa Batista
Prémio Nobel da Física 2022 e mais recente galardoado com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Minho deixou uma mensagem para os jovens.
Declarações do Honoris Causa, Alain Aspect, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.

false / 0:00

"Vocês não vão conseguir resolver os problemas do planeta se estiverem contra a ciência", esta foi a mensagem final de Alain Aspect no discurso, esta segunda-feira, de aceitação do Doutormaneto Honoris Causa atribuído pela Universidade do Minho por proposta da Escola de Ciências aos jovens estudantes na plateia. A cerimónia teve lugar no Salão Medieval da UMinho, em Braga.


Figura maior da ciência mundial, foi galardoado com o Prémio Nobel da Física 2022, pelo trabalho na área dos denominados estados de “entrelaçamento” com fotões, que podem abrir novos caminhos à comunicação e à computação quânticas. Ora, Alain Aspect defende que os jovens devem olhar para a computação quântica como uma mais valia, na resposta aos problemas que têm afetado o mundo.


Recorde-se que Alain Aspect é um dos pioneiros na ciência da informação quântica, tendo estudado na Universidade de Orsay e lecionando atualmente no Institut d'Optique da Universidade Paris-Saclay. 


Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, este é um "momento alto" para a academia que passa assim a contar na sua comunidade do saber e experiência do galardoado físico francês. A relação de Alain Aspect não é de agora, visto que tem acompanhado vários estudantes da instituição nos seus doutoramentos. 


O Governo fez-se representar pela Secretária da Estado da Ciência, Ana Paiva, que fala num momento importante não só para a academia como para o país. A também investigadora fala numa oportunidade de "promover a ciência e inspirar os jovens" a quererem seguir esta profissão. 


Esta tarde, os alunos da academia minhota tiveram a oportunidade única de participar numa aula lecionada pelo Prémio Nobel da Física 2022, no campus de Gualtar, em Braga. 

Deixa-nos uma mensagem