ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Ent'Arts
Liliana Oliveira

Cultura 30.03.2021 12H20

Alunas da Ent'Arts ganham bolsa para formação em Barcelona

Escrito por Liliana Oliveira
Luana Fernandes e Carolina Xavier vão passaporte para a Cooking Contemporary Course. Ent'Arts tem conquistado bons resultados em competições nacionais e internacionais.
Diana Sá Fernandes, diretora da Ent'Arts

false / 0:00

As bailarinas Luana Fernandes e Carolina Xavier, da Ent’arts, receberam uma bolsa de estudos para formações intensivas, na área da dança contemporânea e clássica, que irão ter lugar em Barcelona, no próximo verão. As jovens bailarinas, de 13 e 14 anos, receberam passaporte para a Cooking Contemporary Course, que decorre em julho e agosto, sendo que Luana Fernandes recebeu ainda um bolsa para Cuballet.

Diana Sá Fernandes, diretora da escola de dança Ent'Arts, realça a importância destas bolsas "na consolidação da formação" destas alunas.


Ainda este mês, 38 alunos da escola conquistaram 19 medalhas no “Global Dance Open”. Diana Sá Fernandes revela que a escola subiu ao pódio em categorias "em que o público não está tão habituado a ver a Ent'arts como o jazz, o neoclássico e a acrodance". Os alunos participaram com solos, duetos e ensembles obtendo quatro primeiros lugares, em ballet clássico, incluindo Pas de Deux e neoclássico, cinco segundos e ainda dez terceiros lugares. Entre os solistas destacaram-se Afonso Ferreira, Ana Costeira, Ana Rui Magalhães, Diana Faria, Isabela Rochael e Luana Fernandes que obtiveram resultados com o ouro, a prata e o bronze. 


No Tanzolymp, que se realizou em Berlim, Ana Costeira arrecadou um prémio como solista, tendo ainda consquistado um terceiro lugar, em dueto, com Núria Veiga. 

Em Maio, a escola vai voltar a participar nas audições do programa Território, em Lisboa. 

"O ano passado estivemos presentes com três alunas, e este ano quatro das nossas alunas, Bárbara Vieira, Diana Faria, Isabela Rochael e Sara Gomes, três delas já repetentes,  vão às audições para tentar integrar o prigrama, que seleciona 12 bailarinos. Elas foram selecionadas entre 74 candidatos de 25 escolas do país, um resultado que nos deixa muito felizes", explicou a diretora. 


O programa Território, que vai já na sua 4.ª edição, está ligado à "dança contemporânea e onde os alunos selecionados são inseridos numa residência artística de um mês, que depois entra em digressão no país". A iniciativa, reforçou Diana Sá Fernandes, é uma boa oportunidade para "perceberem e consolidarem as suas ideias e formação".

Deixa-nos uma mensagem