ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: UMINHO
Elsa Moura

Academia 30.03.2023 14H00

Alunos preocupados com alterações no processo de compra das senhas de cantina

Escrito por Elsa Moura
O combate ao desperdício alimentar nas cantinas é um dos objetivos dos SASUM que retomaram o estudo para a implementação de uma aplicação.

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) estão novamente a preparar alterações ao modelo de compra de senhas para a cantina. O processo de desmaterialização é um desígnio antigo, mas a sua concretização ainda não tem data definida. O modelo passará por colocar à disposição todos os serviços acedendo a uma aplicação móvel. Certo é que os estudantes estão preocupados com esta mudança e colocaram algumas questões à direção da AAUMinho, na Reunião Geral de Alunos desta quarta-feira.


Margarida Isaías, presidente da AAUMinho referiu que a aplicação será em linha com o que já acontecia no ensino secundário com o cartão do aluno para a compra de serviços prestados, nomeadamente a cantina.


Com o lançamento da futura APP dos SASUM, qualquer estudante, docente ou investigador conseguirá aceder a qualquer serviço prestado pelos serviços. O combate ao desperdício alimentar é um dos desígnios, uma vez que no modelo atual, os serviços contam apenas com uma estimativa de quantos estudantes podem surgir nas cantinas a cada dia. Recentemente, a afluência às cantinas ter-se-á intensificado, circunstância que resulta, muitas das vezes, num prato diferente do que constava na ementa, criticaram alguns alunos, incluindo a própria presidente da AAUMinho. Com a reserva via cartão, os SASUM terão um número mais aproximado das refeições a servir em cada dia, evitando a elaboração de novos pratos.


Ainda assim, uma das dúvidas respeita ao aluno não ter reservado senha mas pretender, entretanto, almoçar na cantina. "Vou poder comprar a senha na mesma ou já não posso almoçar naquele dia se ainda não tiver procedido à reserva do pedido?", exemplificou uma das alunas presentes na RGA. A presidente da AAUMinho deu como exemplo a penalização no valor, algo que acontece no ensino secundário, ressalvando desconhecer se será ou não esse o caminho equacionado pelos SASUM.


Ainda não há uma data estabelecida para o lançamento da aplicação móvel dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho.



Deixa-nos uma mensagem