Nacional 27.09.2024 14H12
Amadeu Guerra nomeado procurador-geral da República
O antigo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) vai tomar posse a 12 de outubro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou esta sexta-feira Amadeu Francisco Ribeiro Guerra como Procurador-Geral da República.
A nomeação, sob proposta do Governo, foi divulgada na página oficial da Presidência da República na internet.
Amadeu Guerra foi diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Amadeu Guerra sucede no cargo a Lucília Gago. A cerimónia de posse está agendada para 12 de outubro às 12h30.
O magistrado vai chefiar a Procuradoria Geral da República (PGR) até 2030. Amadeu Gerra foi procurador distrital de Lisboa e diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estando já jubilado. Um perfil publicado no Correio da Manhã, em 2016, quando era diretor do DCIAP dava conta de que tinha rejeitado o cargo que agora vai ocupar.
Enquanto dirigiu o DCIAP passaram por lá os casos BPN, BES, Secretas, Vistos Gold, Operação Furação, Operação Aquiles e a Operação Marquês. Quem com ele trabalhou elogiava-lhe, então, a honestidade e competência. Descrito como reservado, exigente, empenhado e com aptidão para a liderança tem ainda fama de ser imune a pressões.
Amadeu Guerra nasceu a 9 de janeiro de 1955 em Tábua, filho de um cabo da GNR. Entrou para o Ministério Público há mais de 40 anos. Desempenhou funções em diversos tribunais, foi vogal da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), e, por essa altura, exerceu vários cargos ao nível da União Europeia em organismos como o Grupo de Trabalho de Polícias, a Autoridade de Controlo Comum e a Instância Comum de Controlo da Europol.
c/Negócios