Autárquicas 2025 15.07.2025 12H50
António Lima é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Braga
A decisão foi tomada numa reunião da concelhia do partido, depois de falhadas as tentativas para uma candidatura conjunta da esquerda.
António Lima será o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Braga nas eleições autárquicas de 12 de outubro. A decisão foi tomada numa reunião da concelhia do partido, depois de falhadas as tentativas de construir uma candidatura conjunta da esquerda no concelho.
"O processo foi longo porque, como é público, o Bloco tentou que houvesse uma candidatura unitária de toda a esquerda. Os tempos que vivemos são difíceis, com uma extrema-direita a ressurgir, e era entendimento do Bloco que se devia fazer esse esforço, não só em Braga como a nível nacional", afirmou António Lima em declarações à RUM.
Face à ausência de acordo, o partido decidiu avançar com candidatura própria. A escolha recaiu sobre o atual deputado na Assembleia Municipal bracarense e comentador do programa de debate político da RUM, 'Praça do Município'.
A decisão da concelhia deverá ainda ser ratificada pela assembleia de militantes e pela distrital, mas tudo indica que o nome avançará para a corrida autárquica.
Questionado sobre as expectativas para as eleições, António Lima sublinhou que o resultado "vale o que vale". "Não deixamos de militar e de lutar por uma cidade e um concelho que integrem todas as pessoas. Embora, como toda a gente que vai a eleições, a intenção seja eleger".
Sobre o falhanço nas negociações para uma coligação de esquerda, o candidato lamentou a falta de entendimento, algo que seria "essencial e galvanizaria o eleitorado de esquerda e de centro-esquerda" e aponta para "o caso da França, onde as esquerdas, por mais que uma vez, já tiveram que se unir para impedir que a extrema-direita se apoderasse do poder."
O jurista reforçou a disponibilidade do Bloco para "construir, com os cidadãos, uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável".
António Lima já foi candidato à Câmara de Braga em 2005 (na penúltima reeleição de Mesquita Machado), e também cabeça de lista à Assembleia Municipal em 2001, 2009, 2017 e 2021. Licenciado em Direito pela UMinho, tem dedicado grande parte da sua atividade profissional ao direito laboral. Atualmente, dá apoio jurídico ao Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho.
Militante desde a fundação do Bloco de Esquerda, desempenhou vários cargos nos órgãos distritais e nacionais do partido ao longo dos anos.