Regional 10.06.2024 19H25
Aos 27 anos, bracarense Bruno Gonçalves vai ser eurodeputado do PS
Surgiu em quarto lugar na lista dos socialistas e só se o ato eleitoral corresse muito mal para o PS é que o antigo aluno da UMinho ficaria de fora.
Aos 27 anos, o bracarense Bruno Gonçalves, prepara-se para ser o mais jovem eurodeputado português em Bruxelas. Foi este domingo eleito pelo Partido Socialista. O antigo aluno da Universidade do Minh e ex-presidente da Juventude Socialista de Braga, vai mudar-se para Bruxelas, tornando-se um dos 21 portugueses a assumir estas funções no Parlamento Europeu.
Nas primeiras declarações à Rádio Universitária do Minho, o jovem socialista prometeu "muito compromisso e muito trabalho", retribuindo o voto de confiança de muitos jovens "mais interessados e mais participativos" e que nestas eleições europeias demonstraram que "querem reivindicar para si o poder de decidir o seu futuro". "Isso ficou demonstrado nestas eleições europeias, e acho que fica demonstrado também que as prioridades do Partido Socialista para a juventude estavam certas".
Para além de reivindicar o reconhecimento do estado da Palestina e do apoio à Ucrânia, Bruno Gonçalves ressalva outros aspetos que leva na agenda para o Parlamento Europeu, de modo particular direcionados para os jovens, nomeadamente "um plano europeu para a habitação acessível e uma nova reindustrialização digital que possa gerar melhores rendimentos, melhores salários, melhores trabalhos e melhor relação entre o trabalho e o tempo offline".
A região do Minho, afiança Bruno Gonçalves, também não vai cair no esquecimento quando assumir oficialmente o cargo de eurodeputado. "Sou orgulhosamente alumni da UMinho, bracarense, e tenho muito orgulho também de ter feito parte da campanha a auscultar os problemas da região e do distrito. Percebemos que há um conjunto de matérias onde a União Europeia tem um papel fundamental e é esse papel, não só de auscultação, mas também de interligação a que um eurodeputado deve corresponder, e eu farei todos os possíveis para trabalhar o melhor que sei e o melhor que posso", assume.