ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redacção

Regional 09.07.2019 19H21

Aos 30, a RUM muda de casa e abre café concerto

Escrito por Redacção
Rádio Universitária do Minho assinala esta quarta-feira, 10 de Julho de 2019, trinta anos de emissão legal.

A RUM assinala esta quarta-feira, dia 10 de Julho, 30 anos de emissão legal. Conhecida pelo seu estilo musical alternativo e pela sua isenção e independência, a Universitária é nos dias de hoje mais do que uma rádio universitária e prepara-se para dar mais um passo: vai abrir o próprio café concerto, no gnration.


RUM com tecnologia de ponta e café concerto no gnration

Uma história "rica, interessante e de sucesso", é assim que o administrador da RUM começa por falar destes trinta anos de RUM. Na administração desde 2004, Vasco Leão assinala três fases da história da RUM. Em 2004 iniciou-se a fase de "restruturação financeira, funcional e de quadro de pessoal" que até aqui não existia. Em meados de 2008, a Universitária começou a apostar na "informação e no audiovisual", áreas "perfeitamente consolidadas", já que na programação o trabalho foi de "continuidade", refere. 

Agora, data em que se assinalam os 30 anos, começa a terceira fase, "uma fase muito importante, de grandes investimentos, que é a mudança para novas instalações". "Estamos a falar  de uma rádio, em termos tecnológicos, totalmente nova, com tecnologia de ponta, com estúdios como não existem em Portugal. Nós decidimos trabalhar com uma empresa, que por acaso é portuguesa mas que só trabalha para o estrangeiro, nunca trabalhou em Portugal, mas é das melhores empresas do mundo em termos acústicos, portanto os nossos estúdios vão ser qualquer coisa de fantástico em termos técnicos e acústicos", vincou.


Mas a principal novidade é um café concerto. "Vamos ter uma valência que sempre quisemos ter, porque sempre tivémos uma intervenção cultural muito forte, mas não tínhamos um espaço próprio para programar", anunciou. Para o administrador da RUM, esta valência "vai dar um novo ânimo à RUM e vai ser um novo espaço na cidade para usufruto daqueles que estão mais próximos da rádio e não só". Vasco Leão afirma que "esta é a grande novidade da terceira fase da RUM".


Os estúdios, a equipa de redacção e a equipa de programação ficarão no piso 0 do gnration. No piso 1 ficará o café concerto, com um bar, palco e todas as infraestruturas para receber público e onde acontecerão concertos, showcases, apresentações de livros e conferências.


"A RUM prova que a rádio não está em declínio"

Vasco Leão assinala que além de introduzir novas formas de comunicação, a RUM tem provado que "está viva e que está muito bem sob todos os ângulos". 

"A história da RUM prova que a rádio não está em declínio, tem é que estar permanentemente a olhar para o que está à sua volta e a incorporar aquilo que devem ser as suas apostas de futuro", defende ainda o administrador da Universitária.


Com uma intervenção forte no território, em particular no quadrilátero urbano, Vasco Leão assinala que a rádio se solidificou, "principalmente no seu departamento de informação, já que na programação é um caminho de continuidade desde o seu início", atesta.


Esta quarta-feira fica marcada também por "muito trabalho e muito sacrifício por parte de toda a rádio", diz Vasco Leão que relembra que a migração para os novos estúdios começa esta quarta-feira, mas vai prolongar-se "por mais algumas semanas", até porque "nenhuma rádio em funcionamento pleno pode mudar num dia de um espaço para o outro".


Programa comemorativo 10 de Julho

Esta quarta-feira, a data especial será assinalada com uma cerimónia nas novas instalações, pelas 11h00. Antes disso, a partir das 9h00, arranca uma emissão especial em directo nos novos estúdios, com a presença de diversos convidados que ajudaram a construir a história da Rádio Universitária do Minho ao longo destes trinta anos.


O dia termina com um concerto de PZ, no gnration, a partir das 22h00. A entrada tem um custo de 5 euros.

Deixa-nos uma mensagem