ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 03.12.2020 15H52

Apoio à restauração em Guimarães gera discórdia entre PS e PSD

Escrito por Pedro Magalhães
Tema esteve em discussão esta quinta-feira, na reunião de executivo municipal.
Declarações de Ricardo Araújo e Ricardo Costa

false / 0:00

O modo como o sector da restauração em Guimarães deve ser apoiado está gerar discórdia entre as forças políticas do município. A oposição, formada pelos partidos PSD e CDS-PP, defende que a autarquia deve injectar dinheiro nos restaurantes e cafés do concelho a fundo perdido, propondo a atribuição de 1 milhão de euros ao sector até Março de 2021, enquanto que o executivo liderado por Domingos Bragança aponta a medidas relacionadas com a Proximcityaplicação móvel recentemente lançada pela autarquia que tem o objectivo de ajudar o comércio local através da digitalização.


Na reunião pública do executivo municipal desta quinta-feira, foram aprovados, por unanimidade, dois subsídios na ordem dia respeitantes à aplicação móvel: o primeiro vai permitir a atribuição de vales de 15 euros aos primeiros 2.600 utilizadores da ferramenta, e o segundo vai conceder a comparticipação nos custos do serviço de entrega ao domicílio, desembolsando a Câmara, no total, 80 mil euros com os dois subsídios.


No final da votação, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, elogiou o lançamento da aplicação móvel e as medidas relacionadas mas assinalou que a autarquia já pensava no desenvolvimento da ferramenta digital antes da pandemia da Covid-19, que prejudicou sobretudo o sector da restauração, defendendo, por isso, que o município devia insistir em medidas a curto-prazo. O social-democrata sublinhou que a proposta do seu partido, embora "não possa chegar a todas as empresas do concelho", é "mais um contributo" imediato para ajudar o sector.


Na resposta, o vereador do PS, Ricardo Costa, rejeitou a sugestão da oposição, definindo a verba de 1 milhão de euros como "paliativa". "Para ajudar verdadeiramente o sector da restauração eram precisos 15 milhões de euros durante seis meses", analisou, lembrando que só o Estado tem capacidade para distribuir as referidas verbas.


Na opinião do vereador do desenvolvimento económico de Guimarães, a opção da autarquia de "valorizar a marca Guimarães" através da aplicação Proximcity, chegando à população do concelho, é uma solução "séria e estruturada" para ajudar o sector da restauração.

Deixa-nos uma mensagem