ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Pedro Magalhães

Regional 25.11.2020 12H29

Guimarães lança aplicação móvel para apoiar comércio local

Escrito por Pedro Magalhães
Aplicação móvel, que pode ser descarregada gratuitamente, permite ao utilizador comprar produtos de Guimarães em qualquer parte do globo.
Vereador Ricardo Costa em declarações à RUM

false / 0:00

A Câmara de Guimarães vai lançar, no próximo dia 1 de Dezembro, uma aplicação móvel para ajudar o comércio local na transformação digital. "Proximcity" é o nome da plataforma que poderá ser descarregada gratuitamente e que permitirá ao utilizador comprar produtos, reservar bilhetes de espectáculo ou encomendar refeições feitas em território vimaranense.


A aplicação, que começou a ser desenvolvida em Abril passado, terá uma funcionalidade de entrega ao domicílio que só estará disponível em pleno entre Janeiro ou Fevereiro mas, até lá, a autarquia vai assegurar as entregas, segundo revela o vereador do desenvolvimento económico de Guimarães, Ricardo Costa, à RUM, "através de um protocolo com a Associação de Hotelaria de Guimarães e a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães" para levar as compras a casa a quem é do concelho.


O responsável político revela que 60 estabelecimentos do concelho já aderiram à plataforma mas que a expectativa é que o número possa aumentar nas próximas semanas. "Vamos ter reuniões com os presidentes de Junta para que divulguem a plataforma. As equipas que construíram a aplicação vão estar junto das empresas para lhes mostrarem as vantagens de estar na aplicação e para que seja mais fácil a realização do registo pelos comerciantes", refere.


No primeiro ano, os custos de manutenção e divulgação da plataforma são da responsabilidade do município e os comerciantes podem aderir gratuitamente. "É para eles perceberem, durante ano, se faz sentido estarem na plataforma", explica o vereador.


Assinalando que o desenvolvimento da plataforma é um dos primeiros passos para a transformação digital do comércio vimaranense, Ricardo Costa refere que a aplicação móvel "Proximcity", até pela própria designação, tem o objectivo de ser "internacional". "A ideia é eu poder comprar produtos de Guimarães estando em Inglaterra", diz.

Deixa-nos uma mensagem