ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Cultura 09.06.2025 15H13

Armindo Reis, escritor infantojuvenil, morre aos 71 anos 

Escrito por Redação
Na literatura, destacou-se com mais de uma dúzia de livros publicados, alguns dos quais inseridos no Plano Nacional de Leitura.

Armindo Reis, autor que se destacou na literatura infantojuvenil e na poesia, faleceu aos 71 anos. 


A morte do escritor foi anunciada esta segunda-feira pela Associação Portuguesa de Escritores (APE). No comunicado, a associação descreve Armindo Reis como um “escritor com obra reconhecida, em particular nos domínios da chamada literatura infantojuvenil e num legado poético marcado pelas dimensões memorial, ecologista, comunicativa”. "Surpresas e encantos de Natal", "À janela do meu tempo", "O menino que nasceu com asas", "A mão cheia de sonhos" estão entre os seus livros para a infância. 


O velório de Armindo Reis terá lugar na Basílica da Estrela a partir das 11h00 de dia 10 de junho, adiantando que o funeral terá depois lugar a partir das 14h00, para o Cemitério dos Prazeres.


Nascido em Cafede, Castelo Branco, em abril de 1954, Armindo Fonseca dos Reis licenciou-se em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa, possuindo também o curso do Magistério Primário e a parte curricular do Mestrado em História e Filosofia da Ciência. Também estudou música.


Na literatura, destacou-se com mais de uma dúzia de livros publicados, alguns dos quais inseridos no Plano Nacional de Leitura, como como "Amigo, amigão", "Na cadeira mágica da avó" e "A bola de cristal". Dedicou, também, grande parte da sua vida ao ensino e à pintura, sempre com ligação aos jovens, tendo realizado exposições em vários pontos do país.


Armindo Reis tem, também, publicações dispersas pela imprensa, foi autor de letras de canções, colaborou em programas para crianças na RTP, está representado em manuais escolares e participou em congressos sobre literatura para crianças.


Iniciou a sua carreira docente no Ensino Básico em 1974, transitando em 1995 para o Ensino Secundário. Ocupou o passado recente enquanto professor titular na Escola Secundária Emídio de Navarro, em Almada, cidade onde residia.


c/Lusa 

Deixa-nos uma mensagem