ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: SC Braga
Tiago Barquinha

Desporto 23.05.2022 13H50

Artur Jorge apresentado como treinador da equipa principal: “Chego hoje ao topo”

Escrito por Tiago Barquinha
O antigo técnico da equipa B sucede a Carlos Carvalhal.

“Estou aqui por convicção e por mérito e não por emoção”. Artur Jorge foi perentório nas palavras que utilizou na apresentação como treinador da equipa principal do SC Braga, que decorreu esta segunda-feira no Estádio Municipal.


Sendo antigo atleta e adepto confesso do clube, o sucessor de Carlos Carvalhal não esconde que está de “coração totalmente cheio” e acredita que atingiu este patamar pela “competência demonstrada ao longo dos últimos anos”. “O meu percurso é, por opção, feito através de lealdade e fidelidade ao Sporting Clube de Braga. Chego hoje ao topo. Quero continuar a ganhar e teremos um plano, a energia e a mentalidade ganhadora para podermos ter sucesso”, refere.


Esta é a segunda passagem de Artur Jorge pelo comando técnico da equipa principal, após tê-la orientado interinamente no final da época 2019/2020 e conseguido ultrapassar o Sporting e alcançar o terceiro lugar. Consciente de que na altura esse objetivo “não era garantia para continuar no cargo”, lembra que foi necessário “voltar atrás [orientou os sub-23 em 2020/2021 e a equipa B em 2021/2022] e continuar a trabalhar e a ganhar”. “É isso também que me traz aqui com o desejo de tornar esta equipa de topo”.


O presidente do SC Braga também recorda o percurso de Artur Jorge, dizendo que “mostrou a competência que tem para poder assumir os destinos da equipa principal”. Para António Salvador, o novo técnico “representa os valores do clube, como vontade de ganhar, liderança e capacidade de unir”. “Nem sempre conseguiremos vencer, mas com Artur Jorge sairemos dos jogos, mesmo que não vençamos, com a consciência de que tudo fizemos”, refere, esperando que o técnico fique no clube "além dos dois anos de contrato".



"Ricardo Horta é jogador do Sporting de Braga neste momento"


Sobre os objetivos para a nova época, o líder dos arsenalistas não traça metas concretas, à exceção de “entrar para ganhar em todos os jogos”. António Salvador refere que “não foi há muito tempo” que o SC Braga e Artur Jorge alcançaram o terceiro lugar do campeonato, enaltece as conquistas recentes da Taça de Portugal e da Taça da Liga e o “contributo enorme” que o clube tem dado, através da Liga Europa, para o futebol nacional.


A última temporada ficou marcada pela aposta crescente na formação. O novo técnico não esconde que a inclusão de jogadores dos escalões de base na equipa principal é para “consolidar”. “Queremos apostar naqueles jogadores que são mais-valia e que podem ser apostas imediatas e, ainda, criar ativos desportivos e financeiros”.


Artur Jorge foi ainda questionado sobre o futuro de Ricardo Horta. Respondeu que “os jogadores que acabaram a época são os que estão no plantel atualmente e que contam para a próxima temporada”. “O Ricardo Horta é jogador do Sporting de Braga neste momento".



Deixa-nos uma mensagem