ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 24.08.2023 17H27

Associação de Braga pede ajuda para enviar ambulância para a Ucrânia

Escrito por Liliana Oliveira
Os donativos deverão ser feitos para a conta criada para o efeito, através do IBAN 0010 0000 5320 3390 0038 7.
Declarações de Abraão Veloso, Petro Stepanets e Altino Bessa

false / 0:00

A Associação Luso-Ucraniana está a angariar fundos para adquirir uma ambulância e enviá-la para a Ucrânia.

A campanha, que conta com o apoio da Associação Empresarial de Braga, da Santa Casa da Misericórdia, da Câmara Municipal e da Asas - Associação Social Acreditar e Sonhar -, foi lançada esta quinta-feira, na Junta de Freguesia de Maximinos. Para enviar um veículo para o país que foi invadido pela Rússia há um ano e meio serão necessários 15 mil euros.


A ambulância terá como destino Chernihiv, no norte da Ucrânia, que a 19 de agosto, sofreu um ataque russo, que provocou mais de uma centena de feridos.

O ataque ocorreu por volta do meio-dia, quando o centro da cidade estava particularmente movimentado devido ao feriado religioso.


“As ambulâncias salvam o mais importante, que são as pessoas. Ao lançarmos a campanha estamos a dar um contributo para que a Ucrânia se mantenha independente”, disse Abraão Veloso, presidente da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano.


A iniciativa partiu de Petro Stepanets, reformado das forças armadas ucranianas, que já mobilizou o suficiente para enviar duas ambulâncias para a sua terra Natal.

O ucraniano, que vive em Portugal há mais de 20 anos, lembra a importância deste veículo para salvar os feridos provocados pelos ataques russos.


“Muitas vezes, a ambulância entra na linha da frente da guerra, porque há muitos feridos e se forem levados para o hospital rapidamente eles sobrevivem”, lembrou.

Vasyl Bundzyak, padre ortodoxo a viver em Braga, agradece todo o apoio do povo português, e em particular aos bracarenses, e apela à solidariedade de todos para “concretizar este sonho” e ajudar o país onde nasceu. “Braga vai provar, mais uma vez, que é uma casa para a Ucrânia”, finalizou.


Segundo Altino Bessa, vereador na Câmara de Braga, “uma ambulância com os requisitos mínimos e funcional, custa 15 mil euros” e, por isso, o objetivo é atingir, pelo menos, esta quantia para enviar o veículo para a cidade ucraniana.

Os donativos deverão ser feitos para a conta criada para o efeito, através do IBAN 0010 0000 5320 3390 0038 7.

Deixa-nos uma mensagem