ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: 
Pedro Magalhães

Autárquicas 2021 03.08.2021 08H21

Associações de Braga unem-se a movimento contra a abstenção

Escrito por Pedro Magalhães
A Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, Synergia, a JovemCoop, Braga+, Encontros de Imagem e a Aspa são as associações que se juntaram ao movimento, assinando o seu manifesto ontem à tarde, no Café Vianna, em Braga.  
Declarações de Paulo Sousa e Fernando Vieira

false / 0:00

Cinco associações de Braga subscreveram esta segunda-feira o manifesto do Movimento Contra a Indiferença, o qual tem o objetivo de combater a abstenção nas eleições.


A Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga (FAJUB), Synergia, a JovemCoop, Braga+, Encontros de Imagem e a Aspa são as associações que se juntaram ao movimento, assinando o seu manifesto na tarde desta segunda-feira, no Café Vianna, em Braga.


Apesar de incluir associações de vários quadrantes da sociedade bracarense, a maioria dos novos subscritores são organizações jovens e sua adesão quer "minimizar" a abstenção jovem e "procurar que os jovens venham para dentro do barco", disse à RUM Paulo Sousa, criador do Movimento Contra a Indiferença.


O responsável do movimento de cidadania criado no passado dia 25 de abril, e que já conta com 200 subscritores, referiu que a adesão das organizações quer "sensibilizar e chegar às camadas mais jovens, que são quem ocupa a maior faixa dos que não vão votar", lembrando que a abstenção, nas últimas eleições autárquicas, rondou os "45% em Portugal e em Braga".


Paulo Sousa revelou também que para setembro está prevista uma "semana da democracia", durante a qual serão promovidos debates para "descortinar as razões" para a "indiferença e abstenção" dos jovens nos atos eleitorais, estando já convidados os partidos políticos com representação em Braga.


"Os partidos vão abrir as suas sedes e vêm para as ruas para um diálogo com os cidadãos que não tem existido. É preciso que os partidos percebam que é preciso mudar alguma coisa na forma como estão organizados, como falam e abordam os cidadãos", apontou.


A FAJUB, uma das instituições que subscreveu o manifesto, representa mais de 150 associações juvenis do distrito, chegando até 7 mil jovens. O seu vice-presidente, Fernando Vieira, assinalou, antes da assinatura do manifesto, que é preciso "esclarecer o que são as eleições, os planos eleitorais, ou de que forma as medidas na juventude podem ter um impacto real" na vida dos mais jovens.


O responsável adiantou que a faixa etária está interessada em "medidas de empreendedorismo" e em procurar "literacia financeira e social".

Deixa-nos uma mensagem