ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Marcelo Hermsdorf / RUM
Marcelo Hermsdorf

Regional 31.03.2025 18H19

Associativismo e educação em SYnergia em Guimarães

Escrito por Marcelo Hermsdorf
A associação juvenil passa a contar com uma unidade em Guimarães, parte do projeto ‘SYnergias Escolares’. A tomada de posse da direção decorreu esta segunda-feira. 
Palavras de Adelina Paula Pinto, Bruno Castro, Vítor Dias e Ricardo Sousa.

false / 0:00

Levar o associativismo para além do muro das escolas em Guimarães. É com este mote que a Associação SYnergia Portugal oficializou a criação de uma associação juvenil na cidade berço. Os nove membros da direção da SYnergia Guimarães tomaram posse esta segunda-feira, na unidade vimaranense da Escola Profissional Profitecla.


À RUM, o presidente do SYnergia Portugal, sublinha que este projeto pretende envolver os estudantes para a criação de associações juvenis dentro do seio escolar. Ricardo Sousa aponta que os jovens que participam desta iniciativa se envolvem mais “nos desafios das suas cidades, pensam a longo prazo e em como implementar projetos e ideias que vão ao encontro das suas necessidades”. Para o responsável, a diferença entre esta associação para uma de estudantes está no facto de realizarem as atividades na comunidade, “em parceria com o município e com outras associações”. “No fundo, trabalhar fora de portas, fora da escola, porque acreditamos que é com isso que também vão adquirir competências que dentro da escola não adquirem”, refere.


O ‘SYnergias Escolares’, aponta, pretende atuar junto de 3 mil alunos dos diferentes polos da Profitecla – Braga, Guimarães, Barcelos, Porto, Viseu, Coimbra e Lisboa, para “impactar a comunidade”. Ora a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Paula Pinto, assinala que esta iniciativa vem ao encontro das políticas do concelho no associativismo, para “além da escola”. A autarca ressalta que o envolvimento com a cidadania é algo valorizado em Guimarães desde às crianças ao pré-escolar, com projetos como “o parlamento jovem, orçamento participativo e ecoparlamento”, além da literacia financeira e o torneio de retórica.


Eleito presidente para os próximos dois anos do SYnergia Guimarães, Bruno Castro, adianta que a direção da nova associação vai focar-se em atividades de voluntariado. Recorda que a equipa que representa, que conta ainda com outros oito membros, foi desafiada para valorizar atividades ambientais, entre outros temas.


Já para o diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, esta iniciativa envolver uma escola profissional uma associação juvenil que vai trabalhar também fora da comunidade, como o ‘Associe-te’. “Consideramos que a participação social e cívica de jovens se faz de diferentes formas e que é muito importante que eles percebam a importância da participação, para construir o seu próprio percurso”, finaliza.

Deixa-nos uma mensagem