Regional 23.05.2023 15H00
Até 2024 vão instalar-se mais seis multinacionais e empresas tecnológicas em Braga
Serão criados mais de 500 novos postos de trabalho no concelho.
Até 2024, vão instalar-se em Braga mais seis multinacionais e empresas do ramo da tecnologia. No total serão criados mais de 500 empregos. Números de postos de trabalho que têm sido criados todos os anos e vêm contribuir para a contínua descida da taxa de desemprego que, em março de 2023, contava com menos 337 inscritos em relação ao período homólogo.
O anúncio foi feito pelo presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, durante a 6ª Semana da Economia que vai decorrer até sexta-feira, no Altice Forum.
A espanhola Cibernos, a multinacional GBS da Suíça e Japão ou a PTW do Reino Unido, são algumas das empresas que escolheram a cidade dos arcebispos.
No que toca às exportações, o concelho volta a ocupar, pelo segundo ano consecutivo, o quarto posto com exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que representa 3,22% das exportações portuguesas, só atrás de Famalicão, Palmela e Lisboa.
O edil bracarense, fez também um ponto de situação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, com um horizonte até 2026, sendo que, neste momento, 46% já está concluído, 37% está em execução, 15% está programado e 2% iniciado.
Apesar de bimilenar, Braga tem dados cartas em termos de inovação. Em 2022, nasceram 10 novas startups. A Startup Braga apresenta um total de 25,8 milhões de euros angariados e uma taxa de sobrevivência de 74%.
No turismo, são os irlandeses que mais visitam o concelho, seguidos dos espanhóis, franceses e americanos. Em 2022, Braga registou 618 mil dormidas, mais 53% face a 2021.
No que toca ao Altice Forum, a maior sala de espetáculos da cidade recebeu 219 eventos que juntaram um total de 527 mil visitantes. “É Natal no Altice Forum” foi o evento com mais pessoas levou ao espaço, seguido do concerto de Dua Lipa e da Feira do Livro que se dividiu entre o formato presencial e o online.