ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

foto: Nuno Cerqueira             
Elsa Moura

Regional 14.09.2018 22H45

Auditório de S. Victor enche para discutir 'Confiança'

Escrito por Elsa Moura
Debate promovido pela Junta de Freguesia de S. Victor com presença de vereadores do PS e deputados do BE.

[Em Actualização] O debate promovido pela Junta de Freguesia de S. Victor para discutir o futuro da antiga saboaria Confiança decorre esta noite no auditório daquela junta e conta, na plateia, com a presença de vários agentes políticos da cidade. 


Curiosamente, trata-se de uma discussão promovida pela junta de freguesia liderada por Ricardo Silva, que nas duas últimas eleições autárquicas concorreu com o apoio da coligação Juntos por Braga, liderada por Ricardo Rio. O jovem autarca mantém a posição de defesa daquele património nas mãos do município, contrariamente a Ricardo Rio, que se prepara para alienar aquele imóvel.  Destaque no auditório para a oposição à maioria de direita que lidera o município. Na primeira fila estão mesmo os três vereadores do Partido Socialista em Braga: Miguel Corais, Artur Feio e Liliana Pereira. Logo atrás encontram-se os dois deputados eleitos pelo Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal: António Lima e Alexandra Vieira.


Esta semana, confrontado pela RUM a propósito da organização deste debate, o presidente do município de Braga desvalorizou a iniciativa, considerando-a até "despropositada" e "inconsequente". Ainda que no momento das declarações o autarca não tenha revelado à RUM que a estratégia de alienação estava já concluída pela autarquia, dois dias depois - esta sexta-feira à tarde - o autarca revelou em primeira mão ao Jornal de Notícias que o caderno de encargos e todos os moldes para levar para a frente a alienação estão preparados e serão submetidos à próxima reunião do executivo municipal. 


É quase certo que a proposta será aprovada pela maioria, resta apenas saber se dois dos vereadores da coligação de direita, mais conhecidos pelas suas posições vincadas sobre a Fábrica Confiança, estarão ao lado de Ricardo Rio: Firmino Marques, vice-presidente do município, conhecido defensor da requalificação e preservação da Confiança e antigo autarca de S. Victor, e também Miguel Bandeira, antigo dirigente da ASPA, docente e investigador da UMinho, que actualmente assume as funções de vereador do Urbanismo, Planeamento e Reabilitação Urbana.


No início do debate Ricardo Silva referiu que foi endereçado um convite ao presidente do município de Braga para participar no debate, mas que o mesmo declinou, justificando que a proposta ainda será submetida a reunião do executivo municipal.


Já Luís Tarroso Gomes, convidado do painel, contou que a velha-a-branca desafiou a autarquia a assumir um processo de reunir parceiros, construir uma proposta e discutir, mas que a câmara nunca respondeu.


Por seu turno, Gonçalo, da Sociedade Martins Sarmento, lembrou que o processo de aquisição geralmente é o mais complexo, algo que no caso de Braga está resolvido há vários anos. O responsável deu o exemplo de Couros, que nos dias de hoje conta com o Instituto de Design e a Casa da Memória.



Com Nuno Cerqueira

Deixa-nos uma mensagem