Regional 15.07.2021 15H47
Autárquicas Braga. Henrique Barreto Nunes é o mandatário da candidatura do BE
Henrique Barreto Nunes surge ao lado da candidatura do BE, desta vez como mandatário. Assume que entra num combate "difícil" e lança críticas a alguns partidos políticos e à gestão de Ricardo Rio nos últimos oito anos.
Henrique Barreto Nunes, figura cultural "de relevo", antigo diretor da Biblioteca Pública de Braga, "militante de causas cívicas", é o mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Braga (CMB).
Esta quinta-feira, durante a sessão de apresentação que decorreu no Largo São João de Souto, aquele que é conhecido como “um dos salvadores de Bracara Augusta”, afirmou que entra num combate "difícil", mas "necessário". Defendendo uma cidade "mais justa e solidária, mais acessível e inclusiva, mais verde, culta, informada e sustentada", Barreto Nunes revelou que está ao lado do BE no "combate por uma cidade de todos".
Um combate que, reconhece, "não será nada fácil". O mandatário dos bloquistas alertou que "para além dos adversários tradicionais surge um inimigo que é imperioso eliminar. Eliminar nos debates, na campanha, eliminar nas urnas. A direita radical, xenófoba, racista e violenta é, infelizmente, uma realidade", constata.
Henrique Barreto Nunes lançou ainda críticas à coligação Juntos por Braga, mas também ao Partido Socialista. Sobre a candidatura socialista, protagonizada por Hugo Pires, antigo 'supervereador' do PS em Braga, o membro fundador da ASPA lamentou que "paire ainda a sombra de Mesquita Machado e dos seus seguidores". No entanto, diz que "a pegada que esta coligação de direita (Juntos por Braga) está a imprimir na vida e nas vivências desta cidade já está a deixar marcas bem evidentes, acentuadas pela crise pandémica, em que não souberam assumir plenamente as suas responsabilidades sociais, culturais e ambientais".
No discurso de apresentação, o mandatário da candidatura do BE, que já foi deputado municipal, lançou ainda um conjunto de questões relacionadas com a gestão de Ricardo Rio nos últimos oito anos.
"Será que as Sete Fontes estão verdadeiramente salvaguardadas? Haverá algum futuro para o passado da Fábrica Confiança? Braga, culturalmente, não pode acabar na Senhora-a-Branca! E com o Cinema S. Geraldo, o que é que se passa? E o famigerado Hotel nas Convertidas? E os insidiosos projetos para o Estádio 1º de Maio têm merecido algum repúdio? Que destino se prevê para a Escola D. Luís de Castro? Gostaríamos de saber porque é que o Arquivo Municipal não tem ainda instalações e equipamento adequados. A preservação e disponibilização das coleções de fotografia do Museu da Imagem está garantida? Perguntamos ainda se há algum programa para criar uma rede municipal de bibliotecas. É para mim incompreensível a política de sigilo, a falta de informação que se tem verificado nas intervenções e salvamentos arqueológicos que são feitos com alguma regularidade".
O académico apelou também ao lançamento de um projeto para escrever "uma história" de Braga apontando que "é inexplicável que neste concelho ainda não exista esse documento importante".
"Não falta informação, não falta investigação, não faltam biliotecas, arquivos e museus, não falta massa cinzenta para escrever uma história pluridisciplinar com muitos colaboradores, mas que dê o retrato do que foi esta cidade", sustenta.
Admtindo que Braga é uma cidade "demasiado provinciana, demasiado umbiguista, em que os seus responsáveis e fiéis seguidores se proclamam sempre os maiores, os melhores, os primeiros, sabe-se lá à custa de quê", Barreto Nunes acusa a atual maioria de "desprezar o ambiente, a qualidade de vida e um sentido estético". O mandatário diz ainda que "falta mundo, ou pelo menos a Europa a estes autarcas" que têm governado a cidade.
"Henrique Barreto Nunes é a consciência cívica da cidade e do concelho de Braga"
Alexandra Vieira, candidata do BE à CMB e António Lima, candidato à Assemblia Municipal, realçam a importância do apoio público de Henrique Barreto Nunes nesta corrida eleitoral. A candidata destaca o cidadão "empenhado, mobilizador, agregador de vontades. Pessoa generosa, gentil, dialogante e dedicada e um homem de esquerda". Já António Lima diz que Barreto Nunes é "a consciência cívica da cidade e do concelho de Braga".
O programa eleitoral do Bloco de Esquerda para o município de Braga está ainda em elaboração e será apresentado, segundo a candidata Alexandra Vieira, até ao início de agosto. As eleições autárquicas estão agendadas para 26 de setembro.