ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 27.12.2024 13H12

Avenças dos parques do Hospital de Braga sobem 2 euros em janeiro

Escrito por Vanessa Batista
Comissão de Trabalhadores está contra a decisão e apresenta alternativas. Neste momento está a decorrer uma petição que será entregue na Assembleia da República.

A partir de 5 de janeiro, as avenças dos parques de estacionamento do Hospital de Braga vão aumentar 2 euros. A Comissão de Trabalhadores está contra esta decisão da Saba, empresa responsável pela manutenção dos parques, com quem tentou chegar a um acordo, mas sem sucesso.


As avenças para os parques exteriores vão passar de 33 para 35 euros. Já os cobertos passam dos 48 para os 50 euros. Ao Jornal de Notícias, a empresa avançou que "ao longo de 14 anos" não foram aumentados os preçários, apesar dos custos operacionais de funcionamento. Ora, a RUM conversou com o coordenador da Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga, Camilo Ferreira, que garante que essa afirmação não corresponde à verdade.


Os valores praticados para os parques exteriores rondavam os 26 euros, sendo aumentados em 4 euros, ou seja, para 33 euros. A Comissão aguarda uma reunião com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para dar nota das dificuldades dos trabalhadores do Hospital de Braga.


Neste momento, está a decorrer uma petição que já conta com 800 assinaturas e que será entregue na Assembleia da República.


Questionado sobre possíveis soluções, o responsável aponta ao fundo que reverte para a ACSS - Administração Central dos Sistemas de Saúde.


"A ACSS recebe 20% de todos os valores de arrendamento neste hospital. Nós entendemos que esse valor, tem que reverter a favor dos trabalhadores para amenizar os custos que já são altos na deslocação para o trabalho", frisa o coordenador.


De acordo com os dados avançados pela Comissão de Trabalhadores, 90% dos profissionais do Hospital de Braga não residem na cidade dos arcebispos. Além disso, a unidade hospitalar está instalada junto à Universidade do Minho, o que acaba por contribuir para menos lugares de estacionamento nas imediações.


A unidade hospitalar tem uma oferta de 2.200 lugares de estacionamento, distribuídos por sete parques, sendo 1.200 cobertos.

Deixa-nos uma mensagem