Regional 16.10.2025 17H48
Barcelos promove atividades dedicadas à igualdade e à não discriminação
Programação inclui exposições e peças de teatro com o objetivo de sensibilizar o público para as diferenças humanas e promover uma sociedade mais inclusiva.
O Município de Barcelos, através da Divisão de Ação Social e Saúde, promove entre os dias 21 e 24 de outubro uma série de iniciativas dedicadas à igualdade e não discriminação. As atividades, de cariz cultural e artístico, destinam-se a toda a comunidade e têm como objetivo fundamental sensibilizar para estes valores na sociedade.
A Exposição ‘Igualdade em Cada Traço’ inaugura a programação no dia 21 de outubro, a partir das 10h00. Patente no Espaço Cultura (antiga Casa do Vinho), reflete a temática da igualdade e da não discriminação, através de telas criadas pelos clientes da resposta CACI da APACI, associações do concelho. A mostra é aberta à comunidade e alerta para a importância da inclusão e valorização das diferenças.
Os dias 22 e 24 de outubro são também ambos dedicados à vertente cultural, no Theatro Gil Vicente, com espetáculos entre as 10h30 e as 14h30. A peça de teatro ‘A Menina Muda’ financiada pela União Europeia - Pessoas 2030, sensibiliza os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Gonçalo Nunes para a importância da empatia, respeito e combate a qualquer forma de descriminação.
Ainda no dia 24, o Theatro Gil Vicente acolhe a peça ‘As Mais Belas Coisas do Mundo’, adaptada a partir do conto de Valter Hugo Mãe e interpretada pelos membros da APACI. A encenação é dirigida aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e assinala o poder da diferença e a beleza da diversidade humana.
Esta programação insere-se na estratégia municipal de promoção da igualdade de oportunidades, da inclusão e da cidadania ativa, reforçando o compromisso do município barcelense em promover uma sociedade mais justa e respeitadora da diversidade.
Escrito por Marta Ferreira e editado por Marcelo Hermsdorf