Regional 20.10.2025 18H13
Biblioteca Pública de Braga homenageia José Cardoso Pires
Uma exposição, um ciclo de encontros e conferências integram a programação que assinalam o centenário do nascimento do escritor português. Exposição está patente até janeiro do próximo ano.
A Biblioteca Púbica de Braga (BPB) assinala o centenário do nascimento de José Cardoso Pires com a exposição e ciclo de encontros “E agora, José?”. A mostra está aberta ao público até janeiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.
A exposição reúne obras originais de uma das figuras literárias do século XX, como “O Delfim” e “Balada da Praia dos Cães”, além de textos publicados em jornais e revistas. O projeto vai além da dimensão literária e inclui um ciclo de encontros com dois convidados.
No dia 29 de outubro, Ana Cardoso Pires, filha do autor e tradutora, apresenta “o lado mais pessoal do escritor”, sob o tema “Cardoso Pires, entre a ficção e a vida”. A 26 de novembro, Tiago Gil Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, médico do Hospital de Braga e professor da Universidade do Minho, fala sobre “Memória e identidade: quando o cérebro escreve a sua própria literatura”.
Estão ainda a ser preparadas conferências e atividades noutras bibliotecas e arquivos associados à UMinho, no âmbito da rede CaMinho.
Para a diretora da BPB, Márcia Oliveira, o projeto “vai além da dimensão literária” e pretende influenciar as gerações mais novas. "Penso que esta leitura crítica e o pensamento crítico perante a atualidade são cada vez mais necessários e retomar autores como José Cardoso Pires é fundamental para olharmos o mundo" apontou, em declarações à RUM.
José Cardoso Pires foi jornalista e cronista político, editor, tradutor e prefaciador, tendo colaborado com artistas como Eduardo Gageiro e João Abel Manta. A sua escrita reflete um olhar lúcido e irónico sobre o poder, a liberdade, a fragilidade humana e a memória coletiva.