Cultura 08.09.2025 10H53
Bienal de Ilustração de Guimarães atribuiu Prémio Carreira a Cristina Sampaio
A cerimónia de anúncio e entrega do Prémio Nacional BIG 2025 decorrerá pelas 14:30 de 25 de outubro, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor.
O Prémio Carreira Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) 2025 vai ser entregue à artista Cristina Sampaio, anunciou hoje a organização, que na edição deste ano selecionou 191 obras de 94 ilustradores ao Prémio Nacional BIG.
“Sugerido pela direção artística e pela Câmara Municipal de Guimarães, este ano, a BIG atribuiu o Prémio Carreira a Cristina Sampaio, ilustradora reconhecida pela grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração”, refere a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.
A Bienal de Guimarães, distrito de Braga, frisa que a edição deste ano, a quinta, consolida o evento “com a pluralidade artística de 94 ilustradores e mais 190 obras expostas, no Prémio Nacional BIG”, acrescentando que traz “um número expressivo de artistas nacionais e internacionais, com ‘curricula’ consagrado e nomes da ilustração emergentes”.
“Foram selecionadas 191 obras de 94 ilustradores candidatos ao Prémio Nacional BIG 2025, entre os quais, André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, entre outros”, lê-se na nota.
A cerimónia de anúncio e entrega do Prémio Nacional BIG 2025 decorrerá pelas 14:30 de 25 de outubro, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, na presença dos elementos do júri e dos artistas concorrentes.
São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir no Prémio Nacional BIG 2025. Este galardão é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
Serão ainda atribuídos o Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada.
Os trabalhos estarão expostos no Palácio Vila Flor (CCVF).
“A diversidade de perfis e as obras selecionadas na quinta edição da Bienal de Guimarães, que decorre entre 25 de outubro e 31 de dezembro, reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas”, sublinha a organização.
Segundo a BIG, o corpo artístico presente – 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais – “é revelador da dimensão cultural singular da bienal”.
“Circunscrita num território que continua a fomentar a divulgação desta forma de arte e de comunicação visual e a focalizar a figura do ilustrador no lugar cimeiro da construção, do questionamento e da leitura crítica das sociedades contemporâneas”, refere o comunicado.
A BIG 2025 terá expostas obras de ilustradores como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, destacando trabalhos de universos e linguagens visuais distintos, com uma dimensão que lhes é comum - a relevância e pertinência criativa assente na criação de diálogo e questionamento com diferentes públicos e contextos.
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural, com sede em Guimarães e tem como objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias.
LUSA