Regional 02.10.2019 13H21
Bom Jesus inaugura Centro de Memória no dia em que recebe diploma da UNESCO
O Bom Jesus inaugurou esta quarta-feira o Centro de Memória, no dia em que recebeu o diploma da UNESCO, que certifica o Bom Jesus como Património Mundial.
O Bom Jesus inaugurou esta quarta-feira o Centro de Memória, espaço que integra documentação escrita e visual da história do monumento e que está inserido no projecto "Requalificar II", que reabilitou, entre outros, seis capelas e o escadório do Pórtico do espaço.
A inauguração do Centro de Memória acontece no dia em que se celebram os 40 anos da Convenção do Património Mundial em Portugal. A efeméride foi assinalada com um seminário, que decorreu no Hotel do Parque, e onde foi discutida a preservação, protecção e reabilitação do património cultural e natural nacional. Ao mesmo tempo, o evento serviu para a entrega do certificado da UNESCO ao Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, pelo Embaixador Morais Cabral.
O momento, que oficializa a classificação do Bom Jesus do Monte como Património Mundial, foi, segundo D. Jorge Ortiga, "o sentir e o palpar a entrega de um documento que ficará para a memória e que manifesta o compromisso que a confraria e a arquidiocese realizaram no processo de candidatura e para que toda a comunidade possa usufruir do espaço em condições".
Arcebispo apela à colaboração entre arquidiocese e autarquia na preservação do Bom Jesus
O Arcebispo Primaz sublinhou que a inauguração do Centro de Memória, inserido no projecto de requalificação do Bom Jesus, "acrescenta" outro "nível turístico e económico" ao monumento bracarense mas ressalvou a importância "insubstituível" de proteger o património, "que ainda vai sofrendo estragos". D. Jorge Ortiga referiu, a este propósito, que "ainda não se aposta verdadeiramente numa requalificação com autenticidade".
O responsável apelou à necessidade de se estabelecer um "plano comum" entre arquidiocese e câmara municipal para "dar a dignidade que o património tem".
Centro de Memória dá "as condições necessárias em quem queira investigar" o Bom Jesus
No dia em que o Bom Jesus recebeu o diploma da UNESCO, a Confraria inaugurou o Centro de Memória. Inserido no projecto “Requalificar II”, e que custou quase 1,8 milhões de euros, o Centro da Memória é um espaço que integra documentação escrita e visual da história do Bom Jesus.
Varico Pereira, da confraria e responsável pelo projecto, referiu que o Centro de Memória "é um espaço disponilizado à comunidade local e turística e que permite compreender melhor o Bom Jesus". "Agora há todas as condições necessárias para quem queira investigar a fundo o Bom Jesus", rematou.