Regional 21.05.2025 15H50
Bosch creceu 18% em Braga e está a construir o "carro do futuro" na cidade
A nível nacional, a filial portuguesa atingiu 2,4 mil milhões de euros em vendas de serviços e produtos.
“Com Braga, o carro do futuro será construído”. A frase é de Carlos Jardim, administrador local da Bosch, numa referência ao investimento realizado pela multinacional alemã em desenvolvimento e inovação. Esta segunda-feira, a empresa apresentou os resultados de 2024 na fábrica de Braga, que demonstraram um “crescimento significativo de 18%, relativamente ao ano anterior” na unidade bracarense, sem detalhar valores.
De acordo com o responsável, a filial tem realizado uma transformação gradual do portefólio de produtos, apostando no desenvolvimento de sensores de perceção e localização, soluções para a monitorização dos ocupantes de veículos, entre outras soluções de mobilidade conectada e autónoma. No último ano, a Bosch Braga produziu cerca de 24 milhões de peças no último ano.
O administrador sublinhou que o setor automóvel tem passado por uma transformação contínua que tem levado a uma procura abaixo do esperado pela empresa, com a “condução autónoma e a eletrificação (dos veículos) a evoluir lentamente”, algo que “coloca em causa todo o investimento que tem vindo a colocar nestas áreas”.
Carlos Jardim vincou que para responder a estes desafios, a empresa tem apostado na inovação e no desenvolvimento de tecnologia de ponta, “antecipando as necessidades do mercado”. “A inovação está no nosso ADN”, acrescentou, lembrando parcerias existentes com instituições académicas, como é o caso da Universidade do Minho. Avançou ainda que, atualmente, a empresa investe cerca de 20 milhões de euros em projetos de inovação e pretende desenvolver mais 15 patentes e “uma centena de publicações científicas” para a mobilidade do futuro. Atualmente, a área de desenvolvimento e investigação conta com mais de 550 engenheiros, destacou o administrador da filial bracarense.
A empresa fechou 2024 com 2,4 mil milhões de euros em vendas em Portugal
A comemorar 114 anos em Portugal, a Bosch, a nível nacional, atingiu 2,4 mil milhões de euros em vendas de serviços e produtos. A informação foi avançada pelo presidente da Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, que afirmou que estes números resultam num "sólido crescimento" de 14,3% em 2024, "num ano desafiante para a economia global".
O espanhol ressaltou que este volume equivale a 0,9% do PIB de Portugal, o que seria ainda maior "se fizer esta percentagem só para a região de Braga". Relembrou ainda que a filial bracarense tem apostado numa transformação gradual do seu portefólio de produtos, “passando dos sistemas de ‘infotainment’ (mensagens de carácter informativo e entretenimento) para soluções como computadores de bordo, câmaras, sensores, radares e demais”.
Para o futuro, o responsável espera manter uma evolução positiva das atividades em Portugal, “apesar do ambiente económico exigente e dos desafios que os mercados”. Javier González Pareja adiantou que, “como já mostram os dados dos primeiros meses do ano”, a Bosch espera uma evolução positiva das atividades no país. “Seja na mobilidade, na área do aquecimento ou na área de engenharia, a Bosch Portugal tem mais oportunidades do que desafios”, referiu.
Empresa fechou 2024 com 6.880 trabalhadores, mas vendeu a fábrica de Ovar
A empresa possui um nível de exportação superior a 97% das soluções produzidas em Aveiro, Braga e Ovar, e serviços prestados desde Lisboa, o que mantém a Bosch como a quinta maior exportadora nacional, o que representa 1,7% do total de exportações do país.
No final de 2024, a empresa contava com cerca de 6.880 colaboradores em Portugal, mantendo-se como um dos maiores empregadores do país, embora signifique um ligeiro decréscimo ao ano anterior. Isto deve ser acentuado após a confirmação da a venda de uma área de negócio que abrange a fábrica de Ovar, que emprega cerca de 1.200 pessoas, à empresa europeia Triton.
Segundo Javier González Pareja, esta “ligeira redução” está relacionada com “a transformação tecnológica e a alteração do portfólio de produtos, que em alguns casos se caracterizam por ter processos de produção mais automatizados”, explicou. A iniciativa 'Driving the Future' integra as Semanas da Economia dinamizada pela InvestBraga.