Cultura 22.08.2019 18H26
Braga apresenta candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 no próximo ano
A coordenadora do projecto adiantou que as linhas estatégicas vão ser conhecidas no início de 2020.
Braga deverá apresentar a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 já no início do próximo ano. As linhas estatégicas do projecto que está a ser preparado pela Braga Cultura 2030 serão conhecidas por essa altura, como adiantou à RUM esta quinta-feira a coordenadora Joana Meneses Fernandes.
“Já se falou algumas vezes publicamente que a cidade decidiu aceitar este desafio, mas oficialmente como candidatos iremos apresentar-nos em 2020”, adianta. Depois do anúncio da candidatura, a Braga Cultura 2030 terá de enviar o processo formalmente ao Governo, que só pode ser submetido a partir de 2021.
Joana Meneses Fernandes garante que “o foco tem sido, desde 2018, trabalhar na linha estratégica”. Além de Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Leiria, Évora, entre outros municípios, já manifestaram interesse em concorrer ao título.
Na opinião da coordenadora do projecto bracarense, “neste momento não há candidatos que partem para este desafio numa posição privilegiada”. Para Joana Meneses Fernandes, “aquilo que define um bom candidato a capital europeia da cultura não é aquilo que ele já é, mas sim aquilo que pretende ser”.
Seguindo essa linha de raciocínio, a responsável pelo Braga Cultura 2030 divide a candidatura em duas vertentes. Por um lado, considera que o município tem “um conjunto de activos e recursos culturais e humano muito interessante”. Por outro, destaca que “o horizonte temporal não pode ser apenas 2027”. “Queremos pensar e projectar a cidade para além do ano do possível título”, concretiza.
TBG