ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Braga Ciclável
Elsa Moura

Regional 28.06.2019 22H33

Braga Ciclável convida para passeio de bicicleta este sábado

Escrito por Elsa Moura
V edição do Braga Cycle Chique acontece na tarde deste sábado em pleno centro histórico da cidade dos arcebispos.

A V edição do Braga Cycle Chic vai contar este ano com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes. Este sábado, ao início da tarde, o governante bracarense vai conversar sobre mobilidade ciclável e percorrer os cinco quilómetros do roteiro desta edição.


A organização está a cargo da Braga Ciclável, associação que pretende "promover a mobilidade ciclável" na cidade, tendo lançado recentemente o movimento 'Braga zero atropelamentos' com o objectivo de promover uma mobilidade segura e contribuir para a redução da sinistralidade no concelho.


O ponto de encontro é a Avenida da República. Entre as 14h30 e as 15h00 decorre a conversa sobre mobilidade ciclável, seguindo-se o percurso que este ano conta com duas paragens em novos espaços comerciais do centro da cidade. O passeio termina no Campo das Hortas onde estará a decorrer o primeiro Festival de Cerveja Artesanal de Braga.


Marta Silva, da organização do Braga Cycle Chic refere que se trata de "um dia de passeio que fomenta o uso da bicicleta em percursos urbanos no dia-a-dia". A primeira edição contou com a participação de cem pessoas, mas na última edição já foram mais de duzentas. A Braga Ciclável pretende mostrar que "é possível", mas que é preciso "lutar por muito mais condições e por estruturas que são necessárias e que impedem muita gente de utilizar bicicleta diariamente e de uma forma segura".


A presença do secretário de estado é importante. Marta Silva refere que o governante quer conhecer a realidade ciclável de Braga e de outros pontos do país, daí estar disponível para participar no passeio.


A participação no Braga Cycle Chic é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória por motivos relacionados com a segurança dos participantes.

Deixa-nos uma mensagem