ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Magalhães

Regional 30.08.2019 07H54

Braga Ciclável promove aulas de iniciação e cicloficina

Escrito por Pedro Magalhães
Duplo evento, co-organizado com a Junta de Freguesia de São Victor, está agendado para o dia 7 de Setembro (Sábado) e acontece na Praça da Justiça.
O presidente da Braga Ciclável explica o que se pretende com o duplo evento

false / 0:00

A Braga Ciclável vai organizar, em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor, um duplo evento na Praça da Justiça no próximo dia 7 de Setembro (sábado, entre as 9h00 e as 13h00). A iniciativa, de participação gratuita, vai promover aulas de iniciação à bicicleta para adultos e crianças e ainda uma cicloficina, onde os participantes poderão aprender técnicas básicas de manutenção das bicicletas.


No caso das aulas de iniciação estas serão dadas por professores de Educação Física, associados da Braga Ciclável. Nas aulas, assinala o presidente da associação Mário Meireles, "o que se pretende é dar a oportunidade a adultos e crianças de aprenderem a andar de bicicleta, ao nível do pedalar, do equilíbrio, de como fazer as curvas e de como utilizar as mudanças". O responsável revela que a associação tem recebido algumas solicitições de cidadãos que admitem não saber andar de bicicleta, situação que justifica a promoção do evento.


Na cicloficina o objectivo passa por oferecer aos participantes a possibilidade de "aprender a fazer pequenas afinações: trocar uma câmara de ar, um pneu, a corrente, ou afinar o travão", esclarece Mário Meireles, que salvaguarda que a espécie de workshop não "será muito aprofundado". "As mecânicas que demorem mais tempo não podem ser aprendidas numa cicloficina, apenas numa loja especializada", aponta.


Mário Meireles regista que a Braga Ciclável promove eventos do género regularmente mas ressalva que os problemas para a utilização da bicicleta na cidade teimam, na sua opinião, em não desaparecer. "Vamos ter um evento que ajuda crianças a andar de bicicleta mas se a nossa infraestrutura, na cidade, não for segura para irem para a escola, os pais não vão permitir que os seus filhos utilizem a bicicleta nas suas deslocações", atira, completando que Braga necessita de "investir nas ruas estruturantes para que as pessoas possam utilizar a bicicleta, no seu dia-a-dia, de forma segura e confortável". 

Deixa-nos uma mensagem